PERNAMBUCO: Estado registrou a maior quantidade de mortes por Chikungunya em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O número de pessoas infectadas pela Chikungunya reduziu 74% em todo país, se comparado com o mesmo período no ano passado. Pernambuco foi o estado que teve o maior número de mortes por causa da doença em 2016. Para se ter uma ideia, em todo o Brasil foram registrados 159 óbitos e 54 deles foram em território pernambucano. O diagnóstico da doença é difícil e o tratamento é muito demorado. Quem foi infectado reclama de dores fortes nas articulações, principalmente nos punhos e tornozelos. A funcionária de uma escola municipal de Recife, Jaciane Braz, de 57 anos, teve Dengue. Além disso, ela sofreu um AVC e logo em seguida teve Chikungunya. Ela conta que a dor causada pela Chikungunya persiste por mais de um ano.

TEC/SONORA: Jaciane Braz, de 57 anos, funcionária de uma escola municipal de Recife.

“Pegar Chikungunya, para mim, foi terrível. Eu não imaginava que eu poderia ter. Foi péssimo, porque, apesar de eu ter tido a Dengue e em seguida ter tido um AVC e depois eu ter tido a Chikungunya, foi terrível... e continua sendo terrível! Senti febre, dores nas articulações... muitas dores. E constatou que realmente que eu estava com edemas nos pés. Isto me causou um problema que eu não tinha calçado que coubesse nos meus pés.”

LOC: Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco revelou que a Chikungunya provoca doenças vasculares irreversíveis. Segundo a responsável pela pesquisa e cirurgiã vascular do Hospital das Clínicas da UFP, Catarina Almeida, a literatura médica até então ainda não previa nada que relacionasse a Chikungunya com o inchaço dos membros inferiores. Para ela, este inchaço tem características de doença linfática, que ataca os vasos sanguíneos responsáveis por levar proteína e ajudam o organismo a se defender contra microorganismos.

TEC/SONORA: Catarina Almeida, Cirurgiã vascular responsável pelo estudo.

“Foi a partir daí que surgiu a ideia de fazer a pesquisa para avaliar se realmente este inchaço tinha origem linfática e tentar entender o porquê que isto acontecia. Não se sabe se o inchaço, o dano linfático, ele é algum dano direto do vírus sobre a circulação; se isto pode ser uma resposta imunológica exacerbada do paciente para infecção pelo vírus da Chikungunya ou até mesmo se a própria artrite, que é tão característica da doença, se ela não pode estar relacionada a uma obstrução dos vasos linfáticos. A gente precisaria continuar a pesquisa com novos pacientes e mais estudos.”

LOC: O Ministério da Saúde publicou, em 2016, um guia que ensina as formas adequadas de identificar e tratar a Chikungunya direcionado para os profissionais da saúde. Contudo, é preciso que toda a população entre na luta de combate ao mosquito transmissor da doença. Afinal, um simples gesto de cuidado pode salvar uma vida. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.