PERNAMBUCO: 339 bebês pernambucanos têm microcefalia, de acordo com Ministério da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os casos de microcefalia têm deixado as futuras mamães pernambucanas alertas. Até agora, já foram 339 bebês que nasceram com o tamanho da cabeça menor do que o esperado para a idade. Outras 653 crianças continuam sendo investigadas, em Pernambuco, que é o estado que mais confirmou casos da doença, no Brasil. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira, e preocupam a população, já que o vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é um dos possíveis causadores da microcefalia. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, explica como as mulheres grávidas podem se proteger.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“Contra o Zika vírus, a principal proteção é contra o mosquito. Além de eliminar qualquer fonte de criação de mosquito dentro de casa, a proteção com roupas de mangas longas, calças longas, meias, o uso de repelentes, portas abertas [manter] fechadas ou teladas. Isso deve garantir uma segurança maior para gestante contra a picada dos mosquitos Aedes aegypti.”
 
REPÓRTER: Em todo o país, já foram confirmados mil 271 casos de crianças que nasceram com a microcefalia. Mas não só as mulheres que querem ser mães precisam intensificar a batalha contra o Aedes. Para acabar com o mosquito, a recomendação é a de que você reserve 15 minutinhos do seu tempo, toda a semana, e veja se não existe nenhum foco do mosquito dentro de casa. Mais informações sobre como você pode proteger a sua família e a sua vizinhança de todas as doenças que o Aedes transmite, podem ser enontradas na internet no site: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.