PEDRA MOLE (SE): Cidade precisa reforçar ações de combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O estado de Sergipe tem intensificado a luta conta o mosquito Aedes aegypti. Embora a situação não seja de epidemia, o Ministério da Saúde indicou que oito municípios tenham atenção prioritária devido ao elevado risco de infestação do mosquito.  Pedra Mole é um deles, já que no primeiro trimestre do ano o município teve 76 notificações de dengue com oito casos confirmados até o momento. As informações são divulgadas semanalmente pelo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Na tentativa de conter da doença, agentes públicos e a própria população precisam abraçar a causa da prevenção aos focos do mosquito, que também transmite a febre chikungunya e o vírus Zika. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, chama atenção para o risco que o Aedes oferece já que ele tem uma rápida evolução mesmo em pequenos recipientes de água.
 
 
SONORA Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“O mosquito Aedes aegypti tem uma rápida de proliferação e consegue colocar seus ovos em qualquer lugar com pequenas quantidades de água. Além das vistorias nas nossas casas, é importante que nós fiquemos atentos a todos os lugares que podem se tornar criadouros do mosquito, inclusive, no ambiente de trabalho. Envolva seus colegas em ações de combate ao mosquito para que não deixemos ele nascer ”.
 
 
REPÓRTER: Se você suspeitar de algum criadouro na cidade, pode fazer uma denúncia pelo o telefone da Ouvidoria da Saúde. O número é 155. Se preferir, pode mandar um email para Sala Estadual de Situação, através do endereço: controle.aedes@saude.se.gov.br. Lembrando que você encontra informações sobre o mosquito e as formas de evitar as doenças relacionadas a ele no site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, William Nascimento

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.