PEDRA BRANCA (CE): Cidade vive há seis meses sem presença do Aedes

Há 14 anos o município apresentava menos de meio por cento de infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Enquanto algumas cidades sofrem com infestação do Aedes aegypti, outras mostram que é possível eliminar o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. Pedra Branca é um exemplo. Há 14 anos o município já apresentava menos de meio por cento de infestação do Aedes. Mas há seis meses a cidade vive sem a presença do inseto. O segredo é a utilização de peixes que comem o mosquito em reservatórios de água, como tanques ou caixas d’água, como explica o coordenador de endemias, Donizete Alves.
 
SONORA: coordenador de endemias, da Vigilância Sanitária, Donizete Alves
 
Nós só trabalhamos aqui com o tratamento biológico, que é o peixe. Trabalhamos com a piaba rabo de fogo, conhecida por nós aqui em Pedra Branca. Essa piaba é colocada em todos os depósitos que possam ser criadouro do mosquito conhecido como mosquito Aedes aegypti.”
 
REPÓTER: A piaba rabo de fogo é predadora natural da larva do Mosquito. Donizete ressalta que o combate ao Aedes tem que ser feito de forma preventiva, e a utilização do peixe se torna eficiente porque evita que o mosquito se torne adulto.
 
SONORA: coordenador de endemias, da Vigilância Sanitária, Donizete Alves
 
“É a razão pela qual a gente castra aqui o ciclo biológico do mosquito na forma aquática. Nós não deixamos ele crescer, para pedirmos ao pessoal para passar repelente. A gente trabalha logo eliminando ele na forma aquática, com tratamento biológico.”
 
REPÓRTER: A população de Pedra Branca está feliz em saber que o município está livre do mosquito. Mas o balconista, Cristovão de Souza, de 33 anos, continua tomando os cuidados para evitar que o Aedes aegypti nasça dentro de casa.
 
SONORA: Balconista, Cristovão de Souza
 
“Não deixando água parada, garrafas, pneus, tudo isso que acumula água. Não deixar acumular água parada. Sempre deixando emborcada, alguma coisa parecida.”
 
REPÓTER: Além da distribuição de peixes, 20 agentes de endemias fazem visitas casa a casa a cada 20 dias. Se for identificada a presença de ovos ou larvas do mosquito em algum imóvel, os agentes de combate retornam uma vez por semana até que não haja mais ameaça de proliferação do Aedes no local. Se você quer saber mais sobre denge, Zika e chikungubya pode ligar no telefone da Vigilância Sanitária de Pedra Branca. O número é: 3515-2411. Saiba mais no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.