PATERNIDADE: Ministério da Saúde estimula empresas a ampliar licença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Agosto é mês da Valorização da Paternidade e para incentivar os pais a terem um maior envolvimento no cuidado do bebê, ajudando na manutenção da amamentação, o Ministério da Saúde lançou um documento para orientar pais e empresas sobre o benefício da licença-paternidade estendida, de até 20 dias. Francisco Norberto é coordenador de Saúde do Homem do Ministério da Saúde e explica como fazer para ter garantidos esses dias a mais.

 

SONORA: coordenador de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto.

“O Marco Legal da Primeira Infância, ele trouxe a ampliação da licença paternidade para vinte dias. Então para ter direito adquirido, ele precisa participar de alguma atividade que comprove que ele participou do pré-natal da sua parceira. Que pode ser uma declaração de quando ele vai à unidade básica de saúde, participar desse processo, ou pode ser de algum curso que ele tenha feito nessa perspectiva”.

 

REPÓRTER: Valkenis dos Santos é agente na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a CAESB. Mas, além disso, é um especialista em filhos: já tem sete e a esposa está grávida do oitavo. Valkenis conta que antes dessa ampliação da licença paternidade, era difícil ajudar a esposa antes de ter de voltar ao trabalho.

 

SONORA: agente da CAESB, Valkenis dos Santos.

“Eu lembro no primeiro filho, que ele nasceu de madrugada. Então ele teve que ficar no mínimo 24 horas no hospital. E aí quando foi no terceiro dia que a gente voltou pra casa, já tinha de correr para fazer teste do pézinho, teste da orelhinha e cartório para registrar, e daí eu já tinha que voltar a trabalhar”.           

 

REPÓRTER: O Ministério da Saúde disponibiliza o curso “Pai Presente - cuidado e compromisso”, como uma oferta educacional desenvolvida especialmente para os pais. O conteúdo apresenta temas importantes que vão ajudar no cuidado com o bebê e como auxiliar a mãe durante essa fase. Esse foi o curso que o gerente de patrocínio do Banco de Brasília (BRB), João Eduardo Silveira, realizou como preparação para a chegada do filho Théo.

 

SONORA: gerente de patrocínio do Banco de Brasília (BRB), João Eduardo Silveira.

“Você possibilita ao pai um protagonismo muito importante nesses vinte dias iniciais do neném, que é muito importante para a criança, até pela acolhida do neném. Porque eu fiz curso, minha esposa participou, eu acompanhei, mas você só se sente pai o dia que nasce, ali que você vai ver, colocar em prática tudo que você viu, mas que vai vendo no dia-a-dia como é importante”.

 

REPÓRTER: Vale ressaltar que para ter o benefício da licença-paternidade estendida, é preciso que o local onde o pai trabalhe faça parte do projeto “Empresa Cidadã”. Para mais informações acesse o portal www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.