PARIPIRANGA (BA): Cidade registra 715 casos prováveis de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, a chikungunya e o vírus Zika não está dando trégua em Paripiranga. A cidade foi declarada como prioritária pelo Ministério da Saúde por causa da grande infestação do mosquito.Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, 715 casos prováveis de dengue foram registrados, número considerado alto, já que Paripiranga tem aproximadamente 29 mil habitantes. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, faz um apelo à população, para que se junte à guerra contra o mosquito.

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

 

“Não se esqueça também de fazer a sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

 

REPÓRTER: Em toda a Bahia, quase oito mil agentes de endemia estão mobilizados para ajudar os moradores no combate ao mosquito. Junto com agentes comunitários de saúde, eles percorrem imóveis baianos para identificar e eliminar focos do mosquito. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia pede para que a população abra as portas de casa e colabore com o trabalho desses profissionais.

 

SONORAMaria Aparecida Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia.

 

“A gente pede que as famílias possam receber os agentes de combate às endemias. Eles vão devidamente credenciados. Eles vão fazer uma visita e olham na casa onde estão os focos do vetor e fazem toda uma orientação sobre como você pode eliminar”.

 

REPÓRTER: A dengue não é a única doença transmitida pelo Aedes aegypti que preocupa os moradores de Paripiranga. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 10 casos de Zika estão sendo investigados no município. O vírus preocupa principalmente as mulheres que vão ser mães, já que ele pode estar relacionado ao nascimento de bebês com microcefalia. Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.