REPÓRTER: Parelhas tem mil 374 casos suspeitos de dengue, dos quais 22 já foram confirmados. Em relação à febre chikungunya, já foram confirmados 20 casos. A cidade também registra um caso confirmado de vírus Zika. Essas doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti, mosquito que se reproduz em locais onde tem água parada. Para evitar que mais pessoas contraiam essas doenças, é preciso que cada morador de Parelhas participe da luta contra o Aedes. Joselia da Silva é moradora da cidade e conhece pessoas que tiveram dengue. Ela diz que está preocupada com a infestação do mosquito, ainda mais porque tem um bebê de cinco meses, além de uma pessoa doente em casa. Por isso, ela reforça ainda mais os cuidados para evitar que o mosquito prejudique a saúde da família.
SONORA: Joselia Domingos da Silva, moradora de Parelhas
“Quando chove, que enchem os baldes de lixo e a água cai dentro, eu derramo e deito os tambores. Minha cunhada está grávida, ela teve dengue. É muita preocupação. Todo mundo tem que participar da limpeza. Se todo mundo participasse, era bom demais, mas uns participam e outros não”.
REPÓRTER: Mesmo com a ação dos 71 agentes comunitários de saúde e de endemias de Parelhas, é essencial que cada morador colabore. É preciso apenas 15 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em casa. O secretário municipal de Saúde, Rosimar Brito, faz um apelo para que a população faça a sua parte.
SONORA: Rosimar Brito, secretário de Saúde de Parelhas
“Casa fechada, lixo de rua. Tudo isso traz prejuízo para o município. Olhar tudo o que junta bastante água e derramar [se estiver cheio]. Não deixar copo exposto de boca para cima, observando as plantações, a limpeza dos quintais. É o mais importante. Com a limpeza, com certeza, você não vai ter o mosquito. Manter a limpeza. A questão do lixo doméstico, colocar nos dias corretos de coleta e evitar de jogar no meio da rua.”
REPÓRTER: Você, morador de Parelhas, pode ajudar a combater o Aedes. Peça a visita de agentes de saúde em locais que possam ter foco do mosquito, como casas fechadas ou terrenos abandonados. É só ligar para a prefeitura de Parelhas, no número 3471-2522. Participe dessa luta e proteja a saúde da sua família. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika, no site do Ministério da saúde. Acesse:
combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Karina Chagas