PARELHAS (RN): Alerta! Depósitos de água podem virar foco do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Por causa da falta frequente de abastecimento de água em alguns municípios do nordeste, muitas famílias armazenam água para o consumo em casa. Porém, o reservatório de água mal acondicionado pode virar criadouro do mosquito. Parelhas é um municípios brasileiros que está nessa situação. A cidade está em alerta na classificação de infestação realizada pelo Ministério da Saúde. O agente de endemias, Vinícius dos Santos, realiza visitas domiciliares em Parelhas e fala que os moradores são orientados pelos agentes a respeito dos reservatórios de água.
 
TEC/SONORA: Vinícius dos Santos, agente de endemias de Parelhas (RN)
 
“Os depósitos a nível de solo, tem muito aqui em Parelhas. Muito pote, muito tambor com água. A gente orienta ao morador é sempre ser vigilante também na caixa (d’água).”
 
LOC: Vinícius acredita que 70% do combate a Dengue é feito pelo morador. O Mistério da Saúde recomenda que cada família reserve pelo menos 15 minutos por semana para verificar possíveis criadouros do mosquito e deixar a casa livre de perigo. O agente de endemias reforça que as ações de combate tem que se intensificar antes que o período de chuvas comece.
 
TEC/SONORA: Vinícius dos Santos, agente de endemias de Parelhas (RN)
 
“Esse momento agora é onde a gente tem que fazer um trabalho bem solidificado, junto com a população, para que a gente possa esperar esse período chuvoso com mais tranquilidade.”

 

LOC: É possível, com a ajuda de cada um, vencer a Dengue, Chikungunya e Zika. Faça a sua parte. O mosquito pode marcar a vida de uma pessoa para sempre. Elimine possíveis focos do mosquito e proteja a saúde da sua família. Saiba mais sobre prevenção no site do Ministério da Saúde. Acesse o site:saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.