LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, Paranaíba está em estado de alerta para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Já na classificação da Secretaria Estadual de Saúde, a situação do município parece ainda pior, classificada como de alta incidência de Dengue, com mais de 800 casos suspeitos da doença este ano. Dezesseis pessoas pegaram Zika este ano em Paranaíba. Em todo o Mato Grosso do Sul, foram registrados mais de 40 mil casos suspeitos de Dengue, mais de 1500 de Zika e cerca de 200 de Chikungunya, em 2016. O coordenador de controle de vetores do estado, Mauro Lúcio Rosário, faz um alerta aos moradores. Com a chegada do verão, altas temperaturas e grande quantidade de chuvas, as condições se tornam perfeitas para a reprodução do mosquito transmissor e, por isso, o cenário fica preocupante.
SONORA: Mauro Lúcio Rosário, coordenador de controle de vetores no estado
“Nós temos todas as condições para uma nova epidemia. Nós temos muitos mosquitos, bastante depósito com água, tem chovido muito na região. Temos a circulação dos vírus, as notificações já voltaram a crescer. Então temos condições de termos epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya.”
LOC: Para evitar uma grande reprodução do mosquito transmissor, o Ministério da Saúde aconselha a população a separar dez minutos semanais para identificar e eliminar possíveis focos do vetor. Com esses cuidados é possível se prevenir das três doenças. Outra dica importante é permitir o trabalho dos agentes de combate a endemias e de saúde que orientam e passam mais informações sobre as maneiras de se proteger. Para mais informações sobre Dengue, Zika, Chikungunya e as formas de prevenção acesse:
saude.gov.br/comabateaedes.