PARANAGUÁ (PR): Epidemia no litoral deixa cidade em estado de risco para epidemia de Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Dentro do Paraná existem algumas cidades que preocupam as autoridades de Saúde com relação ao mosquito transmissor da Dengue. Paranaguá é uma delas, de acordo com o relatório da Secretaria de Saúde atualizado até 21 de março deste ano. Os técnicos acreditam que o aumento se deve muito em função de sua localização, região litorânea, e que tem ainda o porto de Paranaguá, propícia para que o mosquito se desenvolva e ataque vários moradores. O que chamou a atenção das autoridades sanitárias da cidade é que todos os 36 casos de Dengue foram registrados como sendo de dentro da cidade de Paranaguá.

Um caso específico chamou a atenção das autoridades municipais e estaduais. Wallace Domingues é pintor industrial e foi acometido pela Dengue duas vezes. De acordo com Wallace, o grande número de atestados acabou custando o seu emprego. A doença, de acordo com o pintor industrial, o levou a ficar mais atento aos cuidados que se deve ter com o mosquito. Wallace Domingues foi a primeira pessoa da América do Sul a receber a dose da vacina contra a Dengue.

 

TEC/SONORA: Wallace Domingues, pintor industrial.

“É tenebroso, cara. Porque mexe com teu psicológico e você vê algumas pessoas que acabaram morrendo pela doença e você também acha que vai morrer. Meu corpo ficou todo vermelho, tive alergia e continua mexendo com o teu psicológico e aí você não quer fazer nada, só quer dormir. É bem complicado.”

LOC: Paranaguá possui pouco mais de 286 mil habitantes e foram notificados 2.354 casos de Dengue. Isso leva a região a um índice de 12,56 casos para cada 100 mil moradores. A chefe do Centro de Vigilância Ambiental do estado do Paraná, Ivana Lúcia Belmonte, conta que desde o final de 2015 a situação da região preocupa muito pela forte epidemia que atinge o local.


TEC/SONORA: Ivana Lúcia Belmonte,Chefe do Centro de Vigilância Ambiental do estado do Paraná.

 “Nós tivemos uma grande epidemia no litoral do Paraná, na cidade de Paranaguá, e que manteve a infestação. Então agora, passou a ser um município infestado e com circulação viral, que também é uma região muito preocupante, porque o litoral é uma região propícia ao crescimento do vetor. Calor e chuva, e instalando-se o Aedes agora, é uma área que necessita de uma atenção mais importante”.

 

LOC: Até o momento, nenhum óbito foi registrado em Paranaguá. O estado do Paraná já está disponibilizando em todas as regiões, principalmente nas áreas com maior índice de riscos, a vacina para combater a Dengue. De forma totalmente gratuita, a vacina é feita para pessoas a partir de nove anos de idade, nos postos de saúde dos municípios paranaenses.

Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.