PARANÁ: População de Curitiba recebe nova Unidade Básica de Saúde

...A capital do Paraná, Curitiba, recebeu nesta quinta-feira mais uma Unidade Básica de Saúde. A nova UBS está localizada no bairro Sítio Cercado e conta com oito consultórios médicos e de enfermagem; clínica odontológica; espaço para atividades de promoção da saúde; sala de espera; e ambiente acessível para pessoas com deficiência, com elevador e banheiros adaptados.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A capital do Paraná, Curitiba,  recebeu nesta quinta-feira mais uma Unidade Básica de Saúde. A nova UBS está localizada no bairro Sítio Cercado e conta com oito consultórios médicos e de enfermagem; clínica odontológica; espaço para atividades de promoção da saúde; sala de espera; e ambiente acessível para pessoas com deficiência, com elevador e banheiros adaptados. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca a importância das UBSs nos serviços essenciais de saúde:

 SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro

“A atenção básica não só resolve a maior parte dos problemas como ela desafoga os prontos-socorros, as UPAs, os hospitais e permite que as pessoas, além de tratar as suas doenças, possam fazer prevenção, o que é muito importante. Então, o hipertenso, o diabético, por exemplo, que consegue ter uma unidade básica, que faz o controle da pressão, que faz o controle da taxa de açúcar tem menos amputações de membros inferiores, tem menos infarto, menos derrame.”  

REPÓRTER: A UBS do bairro Sítio Cercado  faz parte do Programa Requalifica SUS que permite firmar parcerias com os municípios para que os gestores locais possam estruturar seus postos de saúde e oferecer melhor atendimento à população. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, uma rede de UBSs é fundamental para a saúde da população: 

SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro

“É muito inteligente pra uma cidade, é muito importante e é quase que decisivo pra poder garantir saúde pra uma população ela ter uma rede de unidades básicas de saúde que de fato estejam em condições de funcionar. Por isso, que essa parceria entre o Governo Federal e a prefeitura é decisiva porque ela permite somar recursos nossos, do Governo Federal, e da prefeitura e dar à população desta cidade um atendimento qualificado tecnicamente, respeitoso e humanizado.”  


REPÓRTER: A UBS do bairro Sítio Cercado, localizada em Curitiba,  tem duas equipes de saúde bucal e quatro de saúde da família  que podem beneficiar 13 mil pessoas da região.  Para a construção da nova unidade, foi investido um milhão e quinhentos mil reais, sendo mais de 530 mil do Ministério da Saúde.


Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.