PARANÁ: Mais de 150 mil casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya

Só no Paraná, mais de cento e cinquenta mil pessoas foram notificadas com suspeita de algumas das três infecções.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya deu um grande susto no início deste ano. Só no Paraná, mais de cento e cinquenta mil pessoas foram notificadas com suspeita de algumas das três infecções. Mas isso só tem ocorrido por falta de cuidado com o ambiente. Além de poder prejudicar você e sua família, o vizinho também pode ficar doente. Por isso, desde o final de 2015, foi instituído que todo dia nove de cada mês, seria o dia “D” no combate ao mosquito. O Coordenador da Sala de Situação de Dengue, Raul Belly diz que independente da estação do ano, a ação é realizada em todo estado do Paraná. 
 
TEC/SONORA: Raul Belly, Coordenador da Sala de Situação de Dengue
 
“Esse dia D da Dengue no dia nove são realizadas grandes ações. Uma grande sensibilização com a população paranaense. É realizado através das lideranças municipais e regionais. Grandes mutirões de retirada de possíveis criadouros do mosquito, limpeza dos terrenos baldios, ações educativas também. Grandes ações educativas que, não são só no dia 9, mas em outros períodos também.”
 
LOC: Mobilizações contra o mosquito não faltam no estado. Se você ainda tem dúvidas sobre como combater o transmissor, procure uma equipe de saúde no seu município para ficar por dentro do assunto. Por exemplo: Você sabia que o Paraná trabalha com o método de capacitação de assistência? Isso significa que as regiões que desenvolveram epidemia são visitadas pela equipe técnica do estado e, junto com médicos e enfermeiros, trabalham no acolhimento dos pacientes com sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya. E, como os sintomas são bem parecidos, foi implantado o kit multiplex, o coordenador Raul Belly explica como funciona. 
 
 
SONORA: Raul Belly, Coordenador da Sala de Situação de Dengue
 
“O kit multiplex permite que, à partir da amostra daquele cidadão que é suspeito de caso de Dengue, ele vai ser pesquisado pra Dengue. Dando negativo pra dengue, ele vai ser pesquisado para Zika e dando negativo pra Zika vai ser pesquisado para Chikungunya. Então, Dengue, inicialmente, antes do período epidêmico 100% dos casos são por confirmação laboratorial e a partir do momento em que há instalação da circulação viral, e isso é uma normativa do Ministério da Saúde, começa-se a aplicar o critério clínico epidemiológico. Agora, Zika e Chikungunya, praticamente 100% dos casos no estado do Paraná são confirmados por critérios laboratorial.”
 
LOC: É, dá pra ver que o estado está trabalhando para vencer essa guerra contra o mosquito. Mas não é o bastante. Então, a população paranaense precisa vistoriar todos os ambientes de casa e eliminar qualquer local que possa virar foco. Uma tampinha de refrigerante com água acumulada é o suficiente para dar vida ao mosquito. Saiba mais sobre como combater o transmissor, no endereço saude.gov.br/combateades.

 

Ministério da Saúde, Governo Federal

Receba nossos conteúdos em primeira mão.