PARANÁ: Estado registra mais de 50 mil notificações de casos dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A dengue tem preocupado os moradores do Paraná. Até o dia 2 de abril, foram notificados 50 mil 678 casos da doença no estado. Esse número mostra um aumento de mais de 250 por cento em relação a 2015, quando foram feitas 19 mil 756 notificações. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico divulgado, nesta terça-feira, dia 26, pelo Ministério da Saúde.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela febre chikungunya e pelo vírus Zika. É uma doença que tem tratamento, mas, nos casos mais graves pode levar à morte. O diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica os sintomas da doença.

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

Dengue, que é nossa velha conhecida, tem como marcas características: dor de cabeça muito forte, especialmente atrás dos olhos, febre alta e dores no corpo inteiro. Em geral, dores muito fortes no corpo inteiro.”

REPÓRTER: Para atuar no combate ao Aedes aegypti, o Paraná conta com cerca de quatro mil agentes de endemias. Esses profissionais atuam junto à população, ensinando como se prevenir e se proteger do inseto. Além disso, eles fazem vistas à residências, imóveis comerciais e terrenos baldios para identificar e eliminar focos do mosquito. O diretor-geral da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Sezifredo Paz, fala sobre a importância da população ajudar esses profissionais.

SONORA: Sezifredo Paz, diretor-geral da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

“É muito importante que o cidadão, o proprietário de um imóvel, de uma residência, de um terreno, propicie que os agentes de endemia tenham acesso para fazer essa inspeção e para orientá-lo em relação a potenciais criadouros do Aedes aegypti. São agentes capacitados, pessoas identificadas, que trarão para o imóvel, para o cidadão, uma maior segurança do ponto de vista sanitário”.

REPÓRTER: Todos podem ajudar a combater o mosquito. Além de receber os agentes em casa, é importante ficar atento às formas de combate ao inseto. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você escolha um dia da semana para acabar com os criadouros que possam existir dentro da sua casa.

REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito, acesse: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Gabriel Veras

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.