PARANÁ: Estado imunizou 41% das meninas de 11 a 13 anos contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O estado do Paraná vacinou 41 por cento das meninas de 11 a 13 anos contra o HPV, vírus causador do câncer de colo do útero. O número é inferior ao da primeira fase da campanha, onde o estado ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e chegou a mais de 87 por cento de cobertura.De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde, 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil – mil apenas no estado paranaense. Para evitar que essa doença possa atingir a filha, o vendedor Leandro Rodrigues, da cidade de Altônia, no noroeste paranaense, não teve dúvidas e levou a adolescente para se imunizar.

SONORA: Vendedor, Leandro Rodrigues

“A gente criou um tabu quanto a isso pela questão da sexualidade mesmo. Quando você assume essa vacina anti-HPV, claro que está pensando na saúde do teu filho, mas a questão principal é que está abrindo as portas pela questão da relação sexual. Então a gente ficou com receio e com medo e com auxilio de alguns amigos médicos também nos aconselhando a dar essa vacina sim”.
 
REPÓRTER: O coordenador estadual de imunização do Paraná, João Luiz, alerta as meninas para a importância da vacina na prevenção do câncer de colo de útero.
 
SONORA: coordenador estadual de imunização do Paraná, João Luiz
 
“É uma vacina que dá uma eficácia muito boa. Eficiência imuno-biológica excelente e a gente está convocando todas as meninas de 11, 12 e 13 anos para que possa estar tomando a vacinação com três doses. Sendo a primeira dose a partir de hoje. A segunda dose agenda para seis meses e a terceira dose, cinco anos após a segunda dose ”.
 
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda aos governadores, prefeitos e gestores municipais e estaduais da Saúde e da Educação adotarem a estratégia de vacinação contra o HPV nas escolas. Isso porque o público adolescente não costuma ir aos postos de saúde – mesmo que continuem a aplicar as doses. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça aos pais e meninas de 11 a 13 anos que não há motivos para terem receio, já que a vacina é segura.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada, essa vacina, porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer do colo do útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: Completar as doses da vacina contra o HPV é essencial para evitar no futuro o câncer do colo do útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença mata 14 mulheres por dia no Brasil. Meninas de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar. E é totalmente de graça.
 

 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.