PARANÁ: Ações contra Aedes serão realizadas em escolas a partir do primeiro dia de aula

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A mobilização das escolas de todo Brasil na luta contra Aedes aegytpi começou na última sexta-feira, no Dia Nacional de Mobilização da Educação. No Paraná, a ação foi marcada pela presença do Ministro do Esporte, George Hilton. Ele participou da ação Colégio Estadual Homero Baptista de Barros, que fica no bairro Capão Barros, na cidade de Curitiba. O plano é que todos os alunos das mais de 9.000 escolas do estado possam participar de forma ativa nessa guerra. A Superintendente de Estado de Educação, Fabiana de Campos, explicou que ações estão sendo planejadas para que, a partir do primeiro dia de aula, dia 29, o tema possa ser trabalhado em todas as escolas.


SONORA: Fabiana de Campos, Superintendente de Estado de Educação do Estado do Paraná


“Nós vamos agora trabalhar, primeiramente com os nossos professores e agentes administrativos para que a gente possa conscientizá-los do trabalho pedagógico junto aos nossos alunos. E a partir do dia 29, quando retornamos às aulas, todos os alunos poderão participar de projetos, de campanhas que vamos fazer junto aos alunos para que possam replicá-los junto a suas famílias.”


REPÓRTER: A partir de agora, as escolas vão ser aliadas na guerra contra o mosquito, que é o transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O diretor do Colégio Estadual Homero Baptista de Barros, Celso Ribas, entende a seriedade da participação das escolas no combate ao Aedes. Ele explica que a educação dos jovens é o caminho para um futuro consciente.


SONORA:  Celso Ribas, Diretor do Colégio Estadual Homero Baptista de Barros


“Essa geração dessas crianças que estão na escola, eles quando se tornarem adultos, se tornarem pais, já estão aprendendo. E quando se tornarem adultos, já terão aprendido na escola.”


REPÓRTER: A forma mais eficaz de combater todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é evitar que o mosquito nasça. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, reforçou a importância da participação de toda a sociedade nessa guerra. A recomendação é que 15 minutos sejam gastos por semana, para que todos os criadouros de larvas sejam destruídos. O Ministro chamou a atenção para a necessidade de uma rotina de combate ao mosquito.


SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde


O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”


REPÓRTER: Mais informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e formas de prevenção podem ser encontradas na página da internet: www.combateaedes.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.