PARAÍBA (PB): Estado intensifica ações de combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Segundo o Primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por mosquito, divulgado na Paraíba, aponta que 88 municípios estão em situação de risco para o surto das doenças, cinco em estado de alerta e 39 em situação satisfatória.  Para amenizar a situação, o Estado realiza a capacitação de profissionais no manejo clínico, reuniões com os secretários municipais de Saúde e com os técnicos de gerência de Vigilância Sanitária das 12 regionais do Estado, além de ações educativas para conscientizar a população, como conta o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos, Luiz Almeida.

TEC/SONORA: Luiz Almeida, chefe do Núcleo de Fatores Biológicos.

“A gente também está pedindo para intensificar as ações nas escolas, junto aos estudantes, para que levem informações para dentro de casa, para os pais e parentes. Uma vez que a infestação está alta e todos fizerem a sua parte olhando os seus espaços. Pelo menos uma vez por semana de dez a 15 minutos são atitudes que podem contribuir para evitar a proliferação do mosquito.”

LOC: Além de recolher o lixo, evitar água parada e o uso contínuo de repelente, a prefeitura de Monteira incentiva os moradores a usar o peixe guppy nas caixas d´água e cisternas. O peixinho é um predador natural da larva do mosquito.  O professor José Paiva usa o peixe guppy há mais de um ano e aprova a ideia.

TEC/SONORA: José Paiva, professor.

“Achei bastante interessante porque ele come a larva. É uma maneira natural e não precisa usar esses produtos químicos. Enfim, eu achei muito bacana. Eu achei uma medida muito interessante. Eu sempre tenho na minha casa.”

LOC: Para diminuir os números paraibanos, o governo prevê ainda a realização de mais quatro Levantamento de Índices Rápido por Mosquito, a qualificação de 350 homens do Exército e ações de intervenção do carro fumacê nas ruas das cidades com maiores registros de casos da doença.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.