PARAÍBA: Municípios utilizam guia de combate ao Aedes, no estado

O guia auxilia os agentes de combate na identificação de criadouros do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Os municípios da Paraíba vão poder cobater o Aedes aegypti de maneira mais eficiente. Um guia de recomendações técnicas é utilizado pelas coordenadorias e gerencias de Vigilâncias Sanitárias de 171 cidades do estado, para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.  O guia foi desenvolvido pala Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária com o objetivo de aperfeiçoar as ações contra o Aedes. A diretora técnica da Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba, Djanira Lucena, explica de que forma o guia pode ajudar os agentes de combate a eliminar o Aedes.  
 
SONORA: diretora técnica da Agevisa, Djanira Lucena
 
“Além de todas aquelas boas práticas ele vai exatamente buscar no seu externo, em uma caixa d’água. Ele vai buscar nos pontos mais estratégicos e fazer essa vistoria.”
 
REPÓRTER: O guia auxilia os agentes de combate a encontrar criadouros e também dar dicas de como preparar a população para se prevenir do Aedes, como, por exemplo, evitar que o mosquito nasça. Na Paraíba, oito mil 360 agentes comunitários de saúde e dois mil e 300 agentes comunitários de endemias estão combatendo o Aedes. Saiba mais sobre a mobilização contra o Aedes aegypti no endereço combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Marquezan Araújo

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.