PARAÍBA: Mais de 30 mil pessoas sofrem de Dengue, Zika ou Chikungunya no estado

Lutar contra o Aedes aegypti é tarefa de todos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O que você acha de pegar uma simples gripe? É chato né? E uma pequena dor de cabeça, pequena mesmo? Também incomoda. Mas gente, tem coisa muito pior, mas muito pior mesmo. Imagina você com uma febre super alta, dores pelo corpo inteiro, dores nas juntas, você tendo que ficar acamado durante dias e impossibilitado de fazer suas tarefas rotineiras. Pois é, é assim que você vai ficar se pegar Dengue, vírus Zika e febre Chikungunya, todas transmitidas por apenas um mosquito. Não é brincadeira! Esse mosquito pode acabar com a vida de qualquer um. Ana Torres, por exemplo, moradora de Monteiro, na microrregião do Cariri Ocidental, é funcionária pública e tem 58 anos. Ela sofreu muito com Chikungunya.
TEC/SONORA: Ana Torres, funcionária pública
“Começou com febre, meu corpo manchando, dores horríveis. Vai fazer um ano, eu tive no mês de novembro, e ainda hoje eu sinto fortes dores. Os meus pés ainda incham, minhas juntas ainda incham. E assim, é terrível, na minha rua mesmo só ficaram duas pessoas sem ter, mas o resto da minha rua inteira teve.”
LOC: Se você já toma os cuidados em casa para evitar a proliferação do mosquito, parabéns! É assim que se faz. Mas também é importante que você converse com seus vizinhos, dê dicas para eles, façam mutirões de limpeza porque o mosquito não pica só aquela pessoa que deixou água parada para ele por os ovos não. A Ana sabe muito bem disso.
TEC/SONORA: Ana Torres, funcionária pública
“Eu cuido da minha casa, mas se o vizinho não cuida da dele volta tudo de novo. Tem que haver aquela vigília no dia-a-dia. E, quem passou, sabe o quanto é ruim.”
LOC: Viu só? É disso que tô falando. Lutar contra o mosquito é tarefa de todos, como explica a Gerente Executiva de Vigilância Epidemiológica do Estado, Renata Nóbrega.
TEC/SONORA: Renata Nóbrega, Gerente Executiva de Vigilância Epidemiológica
“De forma muito objetiva, eu acho que cada cidadão, o senhor que tá em casa, a senhora, a criança também, que possam fazer uma avaliação na sua própria residência para ver se tem algum possível criadouro para o desenvolvimento desse mosquito.”
LOC: Na Paraíba, a quantidade de pessoas com suspeita de Dengue é assustadora: são mais de 35 mil. Já com Chikungunya, passam de 19 mil e Zika são cerca de quatro mil e 200.Então, não dá pra dar mole não. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.