PARAÍBA: Estado tem 25 mil residências não vistoriadas por ausência ou resistência de moradores

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Paraíba tem mais de um milhão e cem mil imóveis, entre residências, prédios públicos, comerciais e industriais, além de terrenos baldios. Pelo menos 290 mil receberam a visita de uma equipe combate ao mosquito Aedes aegypti nas duas primeiras semanas de abril. O balanço, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, revela também que os agentes não conseguiram entrar em 25 mil residências, ou porque elas estavam fechadas ou porque o morador se recusou a receber os profissionais. O Aedes é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. O trabalho dos agentes é muito importante para evitar a proliferação do mosquito. A gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da Paraíba, Izabel Sarmento, reconhece o problema e reforça a importância de a população colaborar com esse trabalho.   
 
SONORA Izabel Sarmento, gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da Paraíba 
“Realmente a gente observa ainda certa resistência de alguns domicílios em não abrirem suas portas para os agentes de endemias. Mesmo que você não tenha aquele tempo de recebê-lo naquele horário, mas que você possa, pelo menos, marcar um horário em que esteja disponível para que o agente faça esse trabalho. E que também oriente como deve ser feita a inspeção no seu domicílio. Uma vez que a dengue, a chikungunya e o Zika são um problema de todos nós, combater o mosquito é a melhor de forma de evitar a transmissão das doenças em nosso estado”.

REPÓRTER: Em todo país, são quase 270 mil agentes de endemias e de saúde para visitar imóveis e fazer o trabalho de prevenção ao mosquito. A mobilização também conta com o apoio de quase cinco mil militares das Forças Armadas. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, também convoca a população a se dedicar ao enfrentamento ao Aedes.
 
SONORA Marcelo Castro, ministro da Saúde
“Historicamente, estamos passando por um mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para eliminação dos criadouros do mosquito. Não esqueça também de fazer a sua parte: reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

REPÓRTER: Além de cuidar da sua casa, deixando-a livre de criadouros, você também pode denunciar lugares que podem ter focos do mosquito. Não deixe para depois, afinal, o ciclo de reprodução do Aedes dura em torno de uma semana. Procure a prefeitura ou a secretaria de Saúde da sua cidade para se informar sobre como fazer isso. Para saber mais sobre o Aedes e sobre as estratégias de combate ao mosquito, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.