PARAÍBA: Cerca de 50 mil pessoas tiveram Dengue ou Chikungunya, no estado

Na Paraíba, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Picuí, Aroeira e Riacho dos Cavalos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mais de 35 mil pessoas tiveram Dengue e cerca de 19 mil foram infectadas com Chikungunya, na Paraíba, em 2016, segundo o Ministério da Saúde. No estado, 16 cidades estão com risco de infestação do mosquito e 55 em estado de alerta de surto de Dengue, Chikungunya e Zika. A situação é reversível se a população entrar na luta contra o mosquito junto com o poder público. A principal ação é eliminar tudo o que possa juntar água parada, como copos plásticos e garrafas jogadas no quintal e terrenos baldios, calhas entupidas, lixo e entulho na área residencial, além de tampar muito bem as caixas d'água e cisternas. A Gerente Executiva de Vigilância Epidemiológica da Paraíba, Renata Nóbrega, pede à população que continue combatendo o mosquito.

TEC/SONORA: Renata Nóbrega, Gerente Executiva de Vigilância Epidemiológica

“De forma muito objetiva, eu acho que cada cidadão, o senhor que tá em casa, a senhora, a criança também, que possam fazer uma avaliação na sua própria residência para ver se tem algum possível criadouro para o desenvolvimento desse mosquito”.

LOC: Na Paraíba, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Picuí, Aroeira e Riacho dos Cavalos. No Nordeste, os grandes reservatórios domésticos como, caixas d'água, tanques e cisternas são onde mais se encontram as larvas do mosquito, de acordo com o Levantamento do Ministério da Saúde. Por isso, a população deve ficar atenta a esses potenciais focos. Para o combate ao mosquito ser mais eficiente no estado, os municípios devem elaborar diversas ações para incentivar a população a entrar nessa luta, como ressalta o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, motivar os alunos para que, ao fim de cada aula fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem funcionários para eliminar os focos nas sedes das empresas. Depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC: Em todo o Nordeste, mais de quinhentas e quarenta mil pessoas estão com Dengue ou Chikungunya. O Ministério da Saúde sugere que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar focos dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.