Data de publicação: 21 de Junho de 2017, 23:46h
Períodos de festas juninas aumentam demandas por sangue nos Hemocentros
LOC.: As festas juninas estão chegando e o Estado da Paraíba aumenta as preocupações com relação às doações de sangue. Nesta época do ano existe um aumento no número de notificações de acidentes. O estado possui um Hemocentro Coordenador, um hemocentro regional em Campina Grande e mais 11 hemonúcleos espalhados pelo estado para auxiliar nas questões de sangue dentro da região. De acordo com a diretora técnica do Hemocentro Coordenador da Paraíba, Rosângela Carneiro, os números de arrecadação por mês são de oito mil doações. Anualmente, o número chega em 90 mil coletas de sangue. Rosângela também comenta que já foram iniciadas as ações para a época junina e atenta para que esse ato de solidariedade seja regular, feito independente de ser um familiar que esteja precisando de sangue.
TEC./SONORA: Rosângela Carneiro, diretora do Hemocentro da Paraíba.
“Então, não vamos pensar num parente nosso. Vamos pensar naquela população como um todo, porque a doação é um ato de amor. Então, a gente precisa que vocês venham acompanhar essa doação de vocês, para que vocês possam ter um doador fidelizado. Vamos ter continuidade nesse fluxo de doações, porque com essa continuidade nós vamos ter sempre um estoque garantido para todos os eventos que venham pela frente.”
LOC.: Luciana Gomes é enfermeira, tem 32 anos, tem dois filhos e mora no bairro Jardim Luna, em João Pessoa. Ela doa sangue regularmente há um ano. Luciana acredita que é necessário focar na captação de pessoas para aumentar ainda mais o número de doações no estado. Ela explica que o mais importante é o poder de salvar uma vida.
TEC./SONORA: Luciana Gomes, enfermeira.
“Como eu lhe falo, é uma responsabilidade social, uma corrente solidária. E a gente tem que conscientizar a população que sangue a gente não encontra em farmácia, tem que ser um ato altruísta, né? E eu acho que é por ai, é consciência mesmo de que tem pessoas lá no hospital que nem sequer conhece, mas que precisa muito de uma ação tão pequena, que é um gesto tão grandioso.”
LOC.: Para ser um doador de sangue, a pessoas tem de estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. O Hemocentro Coordenador da Paraíba está localizado na Avenida Dom Pedro II, no centro de João Pessoa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã até às cinco e meia da tarde; e aos sábados, das sete da manhã até às cinco da tarde. O telefone para contato é o 3218-7600. Repetindo, 3218-7600. Para mais informações acesse, saude.gov.br/doesangue.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev