PARAÍBA: Água parada é o principal fator para a proliferação de mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti- LIRAa,  realizado em João Pessoa, aponta que a Capital apresenta o índice de 0,5%, ou seja, a cada 200 imóveis apenas um apresenta risco de reprodução do mosquito, diferente de outros municípios do estado.

Os números da capital também indicam que as medidas de combate ao vírus transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika estão dando resultado para a população, destaca o gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, Nilton Guedes.

TEC/SONORA: Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa.

“Posso afirmar, com certeza, que os principais criadouros aqui no município de João Pessoa, no passado, eram jarros para colocação de flores. Hoje dificilmente se encontram um jarro com plantas e com água onde tenha a probabilidade de se tornar um criadouro em potencial. A população muda. A partir do momento que entende, ela muda”.

LOC: Diferente de João Pessoa, os municípios de Campina Grande, Patos e Sousa, apresentam altos números de infestação e estão no grupo de risco a surtos no Estado.

O chefe do Núcleo de Fatores Biológicos da Paraíba, Luiz Almeida, indica medidas que podem diminuir os criadouros nas residências.

 TEC/SONORA: Luiz Almeida, Chefe do núcleo de fatores biológicos da Paraíba.
“Precisa vistoriar os quintais e os jardins. Se eu tenho caixa d´água, eu preciso verificar se estão devidamente cobertas. Se eu tenho cisternas, que é muito comum na região do Sertão e do Cariri, ver se elas estão bem tampadas. Assim como também os pequenos reservatórios e procurar destinar, de forma adequada, os lixos e descartáveis. Evitar jogar em terrenos baldios”.

LOC: Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, dos 223 municípios, 88 deles apresentam índices de situação de risco para ocorrência de surto, outros 95 estão em situação de alerta e 39 municípios estão em situação satisfatória.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.