PARAGOMINAS (PA): Justiça afasta freiras suspeitas de maltratar idosos em abrigo no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O juiz Wander Luís Bernardo, da 2ª vara cível e empresArial de Paragominas, sudeste paraense, em resposta a um pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA), determinou o afastamento de quatro freiras suspeitas de praticar maus-tratos aos idosos abrigados na Casa São Vicente de Paulo.
 
Após inspecionar o abrigo, o Ministério Público identificou condições inadequadas de higiene, apropriação de dinheiro indevido e restrição de alimentos, dentre outras situações que violam o Estatuto do Idoso.  A decisão do juiz Wander Luís Bernardo, tomada no último dia 29 de julho, afasta da administração da Casa São Vicente de Paulo as freiras Emília Estevam dos Santos, Rosalva Cardoso Pinheiro, Marlene Olanda de Souza e Marcilene dos Santos Sousa.
 
Filial do Abrigo João de Deus, a Casa São Vicente de Paulo abriga atualmente 22 idosos. Após receber denúncia de maus-tratos aos idosos, o promotor Reginaldo Álvares, titular da Promotoria de Justiça do município, inspecionou o local e constatou as irregularidades. O promotor verificou ainda que as roupas, fruto de doação, utilizadas pelos idosos costumavam ser vendidas pelas freiras em uma loja vizinha ao abrigo. Idosos relataram que as religiosas retinham integralmente o benefício social dos abrigados. Além de acatar o pedido para afastar as quatro freiras da administração, a Justiça notificou a matriz, o Abrigo João de Deus, a adotar as providências necessárias.
 
Com informações do MPPA, reportagem, Storni Jr. 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.