PARÁ: Turma Recursal do TJPA acelera julgamentos

O Tribunal de Justiça do Pará reduziu em 93% o número de processos pendentes de julgamentos na Turma Recursal que é o órgão que aprecia os recursos interpostos contra decisões dos Juizados e Varas de Juizados Especiais de todo o Pará.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 2min6seg

REPÓRTER: O Tribunal de Justiça do Pará reduziu em 93% o número de processos pendentes de julgamentos na Turma Recursal que é o órgão que aprecia os recursos interpostos contra decisões dos Juizados e Varas de Juizados Especiais de todo o Pará. Dentre as estratégias adotadas e que contribuíram para desafogar o Sistema dos Juizados Especiais está o projeto "Armário Limpo", que implementa mutirão remoto de audiências por videoconferência , como ressalta a Coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Diracy Nunes Alves.

SONORA: Desembargadora Diracy Nunes Alves.

"Dentre os projetos que nós tivemos no inicio da administração da desembargadora Luzia Nadja, nós elaboramos um projeto chamado Armário Limpo, um mutirão remoto de audiências e sentenças. As audiências são realizadas de modo remoto com  o  juiz na comarca onde ele está sem se deslocar para a comarca beneficiada".

REPÓRTER: De acordo com a desembargadora Diracy Nunes Alves, em um período de 18 meses, compreendido entre maio de 2013 a outubro de 2014, a Turma Recursal diminuiu de 8.528 para 563 o quantitativo de recursos que aguardam apreciação. O Juiz Cristiano Arantes da Coordenadoria dos Juizados Especiais, destaca que bom uso da tecnologia tem ajudando a diminuir gastos para o Tribunal de Justiça do Pará.

SONORA: Juiz Cristiano Arantes da Coordenadoria dos Juizados Especiais. 

"Esse é um exemplo de que o uso da tecnologia pode nos garantir uma otimização dos recursos humanos, quer seja de magistrados, pode ser de servidores com custo barato para o Tribunal de Justiça".

REPÓRTER: De acordo com a desembargadora Diracy Nunes Alves, todos os projetos idealizados buscam sempre o oferecimento de apoio às Unidades de Juizados Especiais com a finalidade de garantir a eficiência e celeridade na entrega da prestação jurisdicional, desta forma desafogando as Varas com a diminuição do acervo de processos em tramitação ou pendentes de julgamento.

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.