PARÁ: Projeto social fornece orientações de saúde a magistrados e servidores

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O projeto Saúde Itinerante, da coordenaria de Saúde do Tribunal de Justiça do Pará, tem como objetivo levar ações educativas e preventivas para servidores e magistrados da capital e do interior do estado. De acordo com a avaliação da coordenadoria de Saúde do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), o número de faltas ao trabalho motivadas por adoecimento tem como principais causas o número de horas em que a pessoa fica sentada, ocasionando algumas doenças, como ressalta o coordenador do projeto Saúde Itinerante do TJPA, o psicólogo Manoel de Christo. 

SONORA: Manoel de Christo, coordenador do projeto Saúde Itinerante do TJPA 
Frequentemente, a pessoa passa seis, oito horas no trabalho, sentada e com a mobilidade muito reduzida, e isso faz com que o próprio corpo vá sentindo. A coordenação de saúde, fazendo uma avaliação do grau de absenteísmo ao trabalho, ou seja, das faltas motivadas por adoecimento, identificou que uma das principais causas são as chamadas doenças músculo-esqueléticas, que estão relacionadas aos problemas de coluna, à síndrome do túnel do carpo e outras”.
 
REPÓRTER: Para combater os inúmeros problemas de saúde impulsionados por vários fatores, dentre os quais, as doenças músculo-esqueléticas, a coordenadoria de Saúde do Tribunal de Justiça do Pará promove, por meio do projeto Saúde Itinerante, ginástica laboral e educação corporal, como destaca o coordenador do projeto Saúde Itinerante do TJPA, o psicólogo Manoel de Christo.
 
SONORA: Manoel de Christo, coordenador do projeto Saúde Itinerante do TJPA 
A coordenação estruturou um trabalho que é de ginástica laboral e também de educação corporal. Uma equipe formada por uma fisioterapeuta e por um professor de educação física tem feito o trabalho nos setores, que dura de 20  a 30 minutos no máximo, onde se faz toda a parte de orientação postural daquilo que você chama de ergonomia, ou seja, a posição que você fica sentado na frente do computador, a altura do computador na direção dos olhos, o mouse, a posição, como a pessoa está desenvolvendo a sua postura. E é muito frequente que essa postura esteja inadequada”.
 
REPÓRTER: O psicólogo Manoel de Christo ressalta a importância da ginástica laboral e da educação postural, seus horários e benefícios, quando praticados corretamente.
 
SONORA: Manoel de Christo, coordenador do projeto Saúde Itinerante do TJPA 
 “A ginástica laboral e a educação postural permitem com que se possa ter um relaxamento do corpo, uma reorientação da postura, o próprio desenvolvimento  de exercícios que podem ser feitos diariamente no inicio da manhã, no meio da manhã, ao final do dia e que podem evitar essas doenças músculo-esqueléticas”.
 
REPÓRTER:  O projeto Saúde Itinerante tem sido desenvolvido continuamente com servidores e magistrados do Fórum Cível e Criminal da capital e no prédio sede do Tribunal de Justiça do Pará. Segundo a coordenadoria de Saúde do TJPA, o projeto já passou por mais de 23 setores.
 
De acordo com o Coordenador de Saúde do TJPA, psicólogo Manoel de Christo, não adiantaria nada a equipe ir somente uma única vez nos setores para realizar o trabalho.  
 
SONORA: Manoel de Christo, coordenador do projeto Saúde Itinerante do TJPA 
 “Ele é um trabalho continuo, não adiantaria nada a equipe ir uma única vez no setor, o trabalho de educação postural dura em torno de um mês, duas vezes na semana, então se tenta num tempo curto desenvolver o trabalho. Gostaria de fazer um convite a servidores e magistrados: que prestigiem as atividades, atividades que hoje fazem parte de uma política nacional de atenção à saúde”.
 
REPÓRTER: Em outubro de 2015, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Resolução 207,  instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça do Pará, se antecipando a essa resoluçãojá havia colocado no planejamento estratégico do biênio 2015-2017, que tem à frente o desembargador Constantino Augusto Guerreiro, o desenvolvimento da política de atenção integral à saúde de magistrados e servidores.  
 
O projeto Saúde Itinerante é resultado da parceria entre o Departamento de Documentação e Informação do TJPA e a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida de Magistrados e Servidores do TJPA. Mais informações pelo email coordenadoria.saude@tjpa.jus.br ou pelos números: 3205-3187 e 3205-3378.
 
Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.