PARÁ: Projeto Leitura Livre atende reeducandos no Judiciário

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Leituras e dinâmicas pedagógicas motivaram 20 reeducandos do projeto Leitura Livre, do Judiciário paraense, na manhã desta sexta–feira (30). Fabrício dos Santos, 35 anos, está cumprindo pena em regime aberto e participou das atividades. Ele conta que passou a ler com mais frequência após participar do projeto.
 
SONORA: Fabrício dos Santos
"Antes de participar desse projeto, eu não tinha incentivo nenhum para leitura. Depois que eu passei a participar, eu vi um incentivo de começar a ler e as dinâmicas. As dinâmicas são ótimas, voltadas como na época de criança, que te estimulam à leitura. Está sendo tudo de bom. Depois que eu comecei a participar do projeto, eu passei a levar para dentro de casa”.
 
REPÓRTER: As atividades do projeto atendem à resolução de número 201, de 2015, do Conselho Nacional de Justiça, que prevê a adoção, pelo poder Judiciário, de medidas de valorização, satisfação e inclusão em ações que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional do reeducando. A estudante de Biblioteconomia, Danielle Castro, foi a mediadora da ação e fala da importância da iniciativa.
 
SONORA: Danielle Castro
“Desenvolver esse projeto, eu acho muito importante, o ato da leitura, tanto para as pessoas que tem baixa escolaridade, mas também para as pessoas com ensino superior, que não gostam e às vezes não têm o prazer na leitura.”  
 
REPÓRTER: O projeto Leitura Livre disponibiliza duas horas de leitura na última sextas-feira de cada mês. Livros e revistas podem ser emprestados sem burocracia, como forma de estimular o desenvolvimento de cada participante.
 
Reportagem, Marcela Coelho 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.