PARÁ: Projeto do TRT da 8° Região quer erradicar trabalho infantil

Com o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região busca erradicar até 2016, os piores tipos de trabalho infantil.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 2min20seg

REPÓRTER: Com o tema "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil", o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região busca erradicar até 2016, os piores tipos de trabalho infantil da jurisdição do tribunal, que compreende os estados do Pará e Amapá. Inicialmente, a campanha foi idealizada pela Organização Internacional do Trabalho para a Copa do Mundo de 2010, que foi retomada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Uma das gestores regionais da campanha, juíza Maria Zuíla Lima Dutra, titular da 5ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho, tem realizado visitas em várias escolas estaduais e municipais da capital, a ideia é expulsar da região todo o trabalho infantil, destaca a juíza ,Maria Zuíla Lima.

TEC/SONORA: Juíza Maria Zuíla Lima Dutra

"Nós temos visitando muitas escolas, por exemplo, e quando mostramos a uma criança o cartão vermelho, ele sabe o que significa, é expulsão, e é isso que nós queremos, expulsar da nossa região o trabalho infantil, porque nós convivemos com um número muito elevado da trabalho infantil."

REPÓRTER: Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, em todo o Brasil mais de 3 milhões de crianças entre 5 e 17 anos estão trabalhando. No Pará, 198 mil crianças estão na mesma situação, crianças que estão tendo suas infâncias amputadas, crianças que ficam sem condições de desenvolver suas potencialidades, ressalta a juíza Maria Zuíla Lima.

SONORA: Juíza Maria Zuíla Lima Dutra.

"Elas tem suas infâncias amputadas, não tem condições de desenvolver plenamente suas potencialidades, porque isso só ocorre quando a criança tem suas atividades prioritárias, que são estudar, brincar, conviver com seus familiares, com os amigos, então não pode ser suprimida essa fase da vida, porque compromete toda a vida da pessoa".

REPÓRTER: A campanha "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil", conta com mais de 90 parceiros, entre eles o Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém, e Universidade Federal do Pará, além do apoio do Tribunal de Justiça do estado a campanha conta também com a parceria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

 Com informações do TRT da 8ª Região, reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.