PARÁ: Projeto ajuda a reduzir acervo de processos

O projeto Gabinete Virtual integra o programa Justiça em Movimento, da Coordenadoria dos Juizados Especiais. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Desde agosto de 2015, o Judiciário paraense executa o Projeto “Gabinete Virtual”, que elabora sentenças e decisões cíveis no Sistema Projudi, sob a supervisão da Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Selecionado como case, o “Gabinete Virtual” foi apresentado durante o Encontro de Boas Práticas da Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual, nos dias 19 e 20 de abril, em Salvador, Bahia, na Universidade Corporativa. O presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, destaca como funciona o projeto e seus benefícios.

 
SONORA: Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes.
 
“Nós estamos com esse projeto do Gabinete Virtual, onde os magistrados de outras comarcas e de outras varas poderão auxiliar os juizados especiais e a execução fiscal de forma remota, prolatando sentenças, e isso é muito bacana, muito significativo, e isso vai trazer, evidentemente, uma celeridade maior ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará”.
 
 
REPÓRTER: O Projeto “Gabinete Virtual” também auxilia as unidades judiciárias a alcançarem a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça. A execução se dá por meio remoto, nos sistemas Projudi e PJE, daí o nome “Gabinete Virtual”. O presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes parabeniza os envolvidos no projeto, que ele considera de alta relevância.
 
SONORA: Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes.
 
“Eu estou dando também meus parabéns a todos os envolvidos, principalmente à TI, a Secretaria de Informática, junto com os magistrados, junto com os coordenadores desse projeto, enfim, é um projeto de alta significância, é a tecnologia a serviço do homem, a tecnologia a serviço do Poder Judiciário”.
 
REPÓRTER: O projeto Gabinete Virtual integra o programa Justiça em Movimento, da Coordenadoria dos Juizados Especiais. Entre suas finalidades está o apoio às atividades jurisdicionais nas unidades de Juizados da capital e do interior e a garantia do acesso à Justiça de forma rápida e eficiente a toda a população. O “Gabinete Virtual” é uma ação que atende ao macrodesafio de celeridade e produtividade, cujo objetivo estratégico é o fortalecimento da gestão do 1º Grau de Jurisdição. 
 
Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.