PARÁ: Novos magistrados participam de capacitação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O juiz Álvaro José da Silva Souza participa do Curso de Formação Inicial para Magistrados, destinado aos novos juízes do Tribunal de Justiça do Pará. A capacitação é feita pela Escola Nacional de Formação de Aperfeiçoamento dos Magistrados, a Enfam. O juiz Álvaro Souza comenta a relevância do aprendizado.
SONORA: Álvaro José da Silva Souza, juiz
“Ele é um grande avanço para os novos juízes, porque ele traz, justamente, essa visão do juiz, do papel dele dentro da sociedade. E ele traz esse olhar diferenciado, do juiz inserido na sociedade, o poder transformador do juiz, as suas decisões e o que a sociedade espera do juiz”.
 
REPÓRTER: O Curso de Formação Inicial aos Magistrados oferece 480 horas e está no ‘módulo n’acional. Ele ocorre na Escola Superior da Magistratura, em Belém. Ao todo, 13 juízes participam da capacitação. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eládio Lecey, destaca a dinâmica do curso.
 
SONORA: desembargador Eládio Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam
“Vão aproveitar os conhecimentos que já têm, que se prepararam tanto para o concurso, mas em uma visão prática, já aplicável à magistratura. Eles vão participar também de atos judiciais como audiências, decisões, vão refletir sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais das suas decisões”.
 
REPÓRTER: A diretora da Escola Superior da Magistratura, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, ressalta a atuação dos novos juízes no atendimento as demandas da sociedade.
 
SONORA: desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, diretora da Escola Superior da Magistratura
"O curso de iniciação procura não só acolher esses novos colegas, mas, principalmente, dizer ao colega a essência do poder Judiciário. Muito mais do que conhecimento que o curso traga, o curso tenta também desenvolver com os novos colegas o compromisso, o amor, a dedicação, o respeito pela sociedade. Buscamos entender, junto com os colegas, a importância que existe do Judiciário nessa sociedade, hoje tão esclarecida, e que tem acesso a essa informação dinâmica que nós todos recebemos diariamente”.
 
REPÓRTER: Os temas abordados no curso para novos magistrados do poder Judiciário paraense são: “O Juiz e as Relações Interpessoais e Interinstitucionais”; “Políticas Raciais”; “Impactos Econômicos e Sociais das Decisões Judiciais”, “Demandas Repetitivas e os Grandes Litigantes”; “Mediação e Conciliação”; “Depoimento Especial”; e “O Juiz e a Sociedade”.

 

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.