PARÁ: Judiciário discute recuperação de empresa em Belém

Recuperação judicial e princípio de preservação da empresa foram assuntos discutidos no Encontro Jurídico de 2014 promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 1min46seg

LOC/REPÓRTER: Recuperação judicial e princípio de preservação da empresa foram assuntos discutidos no Encontro Jurídico de 2014 promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará. A parceria entre Justiça e empresa foi o assunto abordado pelo palestrante Clovis Malcher.

TEC/ SONORA: Clovis Gama Malcher

"O poder judiciário ele tem também uma função social, não é só um poder que resolve litígios, existem procedimentos como a recuperação judicial onde todos os operadores de direito visam um único fim, que seria salvar a empresa para salvar o emprego dos seus trabalhadores, para salvar os negócios que ela faz com os seus fornecedores."

LOC/REPÓRTER: As empresas que estão em estágio de falência vão poder pelo judiciário dar continuidade nas atividades por meio do plano de recuperação como ressaltou o Clovis Malcher.

TEC/ SONORA: Clovis Gama Malcher

"Isso não quer dizer que qualquer empresa que esteja em crise possa passar por um processo de recuperação judicial. O empresário tem que ser um empresário sério, tem que ser um empresário honesto, o plano de recuperação judicial tem que ser viável econômica e financeiramente."

LOC/REPÓRTER: O juiz Raimundo Santana defende a criação de uma Vara especializada para tratar da recuperação judicial de empresas, por causa do crescimento da demanda de ações

TEC/ SONORA: Raimundo Santana

"Com crescimento da demanda e a perspectiva de que esse tipo ação que envolve recuperação judicial e falência deve crescer nos próximos anos pela própria dinâmica da economia. Então o que eu defendo é que exista uma vara especifica, que trate disso, afim de que esse tipo de processo tenha um tratamento jurídico judicial mais eficaz."

LOC/REPÓRTER: O Encontro Jurídico é realizado duas vezes por ano e os temas em debate são escolhidos de acordo com a importância para exercício da atividade jurídica.

Reportagem, Marcela coelho

Receba nossos conteúdos em primeira mão.