PARÁ: Judiciário agenda 4.500 processos para Semana Nacional de Conciliação

Com o intuito de firmar acordos e finalizar processos que tramitam na Justiça, o Judiciário paraense realiza a Semana Nacional de Conciliação. Cerca de 4.500 processos estão agendados e as audiências ocorrem nas Varas da capital e do interior. Os acordos podem ser feitos nos casos de pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, entre outros. Na 5ª Vara de Família estão previstas 40 audiências por dia.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 1min19seg

LOC/REPÓRTER: Com o intuito de firmar acordos e finalizar processos que tramitam na Justiça, o Judiciário paraense realiza a Semana Nacional de Conciliação. Cerca de 4.500 processos estão agendados e as audiências ocorrem nas Varas da capital e do interior. Os acordos podem ser feitos nos casos de pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, entre outros. Na 5ª Vara de Família estão previstas 40 audiências por dia. O juiz titular da Vara e diretor do Fórum Cível de Belém, José Antônio Cavalcante, destaca os benefícios da conciliação.

TEC/SONORA: Juiz titular da Vara 5ª Vara de Família e diretor do Fórum Cível de Belém, José Antônio Cavalcante.

"Nesses processos tenta-se de toda maneira compor, conciliar, resolver o problema através de acordo. O objetivo é que se resolva o processo entre as partes, porque afinal de contas é muito melhor um acordo, do que uma demanda que pode demorar um certo tempo".

LOC/REPÓRTER: Dos processos selecionados para a ação,758 tramitam nas Varas da Região Metropolitana de Belém, 2.323 são do Interior, 1.253 são processos dos Juizados Especiais e 120 tramitam no 2º grau de jurisdição. A Semana Nacional de Conciliação no Pará vai ocorrer até o dia 28 deste mês, de duas às seis da tarde.

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.