PARÁ: Jornada incentiva conciliação nos Juizados

A Coordenadoria dos Juizados Especiais programou, até o final deste ano, sete Jornadas de Conciliação e Julgamento, envolvendo as Varas de Juizados Cíveis e do Idoso.  

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Pelo menos 320 audiências estão agendadas para I Jornada de Conciliação e Julgamento de 2017, que teve início nesta segunda – feira, 24 , e segue até o dia 27 de abril, quinta – feira, no salão Rui Barbosa, do Fórum Cível de Belém. De iniciativa da Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a força-tarefa tem como objetivo reduzir o tempo de tramitação de processos em algumas unidades judiciárias dos Juizados, principalmente o período de espera para a realização de audiências de conciliação. A Jornada está prevista no Plano de Gestão do Biênio 2017-2019. Irão participar desta primeira ação o 1º Juizado do Idoso, o 2º Juizado do Idoso, a 3ª Vara do Juizado Especial Cível e a 10ª Vara do Juizado Especial Cível. A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, pois todas as partes saem ganhando, destaca o presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes.
 
SONORA: Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
 
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes têm que estar presente nas audiências despidas de qualquer sentimento, a fim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha todo mundo, ganham as partes, ganha o poder judiciário com menos processo”.
 
REPÓRTER: A Coordenadoria dos Juizados Especiais programou, até o final deste ano, sete Jornadas de Conciliação e Julgamento, envolvendo as Varas de Juizados Cíveis e do Idoso.  Com base no cronograma deste semestre, a II Jornada de Conciliação ocorrerá de 8 a 11 de maio, envolvendo o Juizado Especial Cível de Icoaraci. Já a III Jornada de Conciliação será específica com a  Centrais Elétricas do Pará (Celpa), entre os dias 19 a 22 de junho, devido ao grande número de ações em tramitação envolvendo a empresa. Além da jornada específica, a concessionária de energia também participará das outras jornadas e esforços concentrados de conciliação.
 
Reportagem, Storni Jr.
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.