PARÁ: Estado tem por ano 3.200 casos novos de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Maria Elias, 39 anos, é coordenadora Estadual do Fórum Paraense no Grupo Paravidas, em Belém. Aos 28 anos, Maria foi diagnosticada com Tuberculose e ficou surpresa, pois achava que só fumantes tinham a doença. Onze anos depois de ser curada, Maria Elias acredita que a informação é a melhor maneira de prevenir a doença.

TEC/SONORA: Maria Elias, coordenadora estadual do Fórum Paraense no Grupo Paravidas.

“Eu sempre imaginei que só tinha Tuberculose quem fumava e até fiz esta pergunta para a médica. E deixo o recado para que as pessoas nunca deixem de se informar, que prevenir é o melhor remédio e a medicação deve ser utilizada até o final. E o SUS garante isso.”

LOC: O Pará tem em média, por ano, 3.200 casos novos de Tuberculose. A taxa de cura é de 73%. Porém, 9% dos pacientes abandonam o tratamento na metade. O índice de mortalidade é de 2,4 por cada 100 mil habitantes. Ananindeua, Belém, Castanhal e Marabá são os municípios considerados preocupantes, pois possuem os maiores índices de casos da doença.  A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Lúcia Helena Monteiro, destaca os avanços no Pará para controlar a doença.

TEC/SONORA: Lúcia Helena Monteiro, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

“A gente está investindo bastante na questão do acesso ao diagnóstico e o programa está implantado em todos os 144 municípios do estado. O acesso ao medicamento que a gente tem é um trabalho de monitoramento indireto para que não falte nenhum medicamento. E este medicamento é disponibilizado pelo Ministério da Saúde.”

LOC: Maria Elias e a coordenadora Lúcia Helena fazem parte do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose, junto com outros gestores da sociedade civil. O Comitê, criado em 2013, realiza uma vez por mês um encontro, com o objetivo de reduzir os números da doença no Pará e conscientizar os pacientes de que a Tuberculose tem cura. E o tratamento deve ser feito por completo, durante os seis meses.

 

Para mais informações acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.