Pará: Conciliação no 2º grau agendou 104 processos

Magistrados do 2º grau do Judiciário estadual aderiram à Semana da Conciliação e agendaram 104 processos para serem apreciados até a próxima sexta-feira, dia 28.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 1min21seg

REPÓRTER: Magistrados do 2º grau do Judiciário estadual aderiram à Semana da Conciliação e agendaram 104 processos para serem apreciados até a próxima sexta-feira, dia 28. As audiências estão sendo coordenadas pela Desembargadora Dahil Paraense que explicou sobre o funcionamento da conciliação.

SONORA: Desembargadora Dahil Paraense de Souza

"Nós estamos trabalhando com os processos de segundo grau dos gabinetes dos desembargadores e na quinta e na sexta, vamos trabalhar somente com processos de competência da presidência que é aqueles que são processos que estão na fase de admissibilidade, aqueles processos que iriam parar para os tribunais de nível superior."

REPÓRTER: A desembargadora enfatizou que a política de conciliar foi uma medida para evitar a judicialização de processos.

SONORA: Desembargadora Dahil Paraense de Souza.

"Foi a melhor que pode acontecer, porque quando foi criada essa política pelo CNJ, através da resolução 125 da pacificação social, que o objetivo maior e evitar a judicialização da ação, porque a nossa cultura é de litígio."

REPÓRTER: As audiências foram realizadas no espaço reservado na Biblioteca Desembargador Antônio Koury do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará.

Reportagem, Marcela Coelho

Receba nossos conteúdos em primeira mão.