PARÁ: Casos de violência doméstica e familiar crescem 5,85%

De acordo com dados divulgados no último dia 6 de março pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Segup, os crimes contra a mulher no Pará, tiveram um aumento de 5,85% no número de denúncias de violência doméstica, nos últimos dois anos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –
 
LOC/REPÓRTER: A feiranteLúcia Regina, nome fictício de nossa personagem, tem 42 anos de idade. Lúcia sofreu violência domestica do ex- companheiro com quem viveu por sete anos.
 
TEC/SONORA: Dona de casa Maria Lúcia.
 
“Ele chegou bêbado e quis comida, eu pus a comida no prato pra ele e ai ele; não quero essa porcaria, jogou no chão, ai ele me deu um tapa no rosto de quebrou meus dentes”.
 
LOC/REPÓRTER: De acordo com dados divulgados no último dia 6 de março pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Segup, os crimes contra a mulher no Pará, tiveram um aumento de 5,85% no número de denúncias de violência doméstica, nos últimos dois anos. Cerca de vinte e seis mil ações relacionadas à violência doméstica contra a mulher tramitam atualmente no poder judiciário paraense.  Em 2014, os juízes expediram mais de sete mil medidas protetivas em todo o Estado. A juíza auxiliar da coordenadoria estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Pará, Mônica Maciel, ressalta que toda mulher vitima de violência deve procurar seus direitos.
 
TEC/SONORA: Juíza Mônica Maciel.
 
Toda mulher que for vitima, seja de violência física, moral, violência sexual, qualquer tipo de violência, ameaça, seja ameaça de morte ou lesão corporal, que realmente possam procurar seus direitos que serão devidamente garantidos e ficará realmente preservado  na sua integridade física e psicológica.”
 
LOC/REPÓRTER: O judiciário paraense estará dando prioridade em todas as Comarcas do Estado aos processos de violência doméstica durante a semana  “Justiça pela Paz em Casa” e no dia 14 de março, próximo sábado, finalizando a programação  será realizada uma ação cidadã em dois bairros de Belém, como explica a juíza Mônica Maciel.
 
TEC/SONORA: Juíza Mônica Maciel.
 
“No dia 14 de março haverá a ida de dois ônibus dos juizados especiais até dois bairros. Vai ser no bairro do Guamá  e também ao bairro, do distrito industrial, Ananindeua, onde um número elevado de ocorrência envolvendo violência domestica e familiar contra as mulheres e lá haverá a realização de palestras, serviços também de beleza, atendimento médico, emissão de carteira de identidade para as mulheres residentes nesses bairros."
 
LOC/REPÓRTER: Omovimento nacional “Justiça pela Paz em Casaé encabeçado pelo Supremo Tribunal Federal e conta com varias parcerias, entre elas, o Tribunal de Justiça do Pará. Ainda como parte da programação da semana “Justiça pela Paz em Casa”, será realizado o 2º Simpósio sobre Violência contra a Mulher, onde será abordado aspectos conceituais de gênero para aplicação da lei Maria da Penha. O evento ocorre no próximo dia 13, sexta-feira, no Fórum Cível.
 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.