PALMEIRÓPOLIS (TO): Unidade de Saúde Helena Maria Borges oferece vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas entre 11 e 13 anos de Palmeirópolis. A vacina contra o HPV é oferecida de graça na Unidade de Saúde Helena Maria Borges, que fica na Avenida Contorno, próximo ao mercado Serve Mais. As jovens e as famílias que comparecerem ao local serão atendidas pelas técnicas de enfermagem Dulcilene Canguso, Valdirene Aparecida e Winesimar Machado. Além da imunização, a equipe também conscientiza as pessoas sobre a importância da vacina como prevenção ao vírus e ao câncer do colo do útero, como afirma a coordenadora de imunização da cidade, Naiane Deusdará.
 
SONORA: Coordenadora da imunização de Palmeirópolis, Naiane Deusdará

“A vacina é uma importante forma de prevenção, prevenção das doenças. O HPV hoje é responsável por 99% dos casos do câncer do colo do útero. E essa vacina disponível no programa nacional de imunização pode estar prevenindo, essa vacina quando tomada da forma correta e no período certo”.
 
 REPÓRTER: Apenas nove por cento das meninas de Palmeirópolis tomara a segunda dose da vacina. Para ficarem imunes ao vírus as garotas precisam tomar as três doses contra o HPV. É o que destaca o secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: Epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“meninas que tomaram a primeira dose em 2014 precisam, agora, tomar a segunda dose para completar a sua proteção. A primeira dose, ela da alguma proteção, mas a segurança da proteção completa agente só tem quando a menina toma a segunda dose. Por isso que é muito importante que a mãe, o pai ou a própria menina que se vacinou com a primeira dose não se esqueça de tomar a segunda dose”.
 
REPÓRTER: A unidade de saúde Unidade Helena Maria Borges ficam fica aberto de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã até as cinco horas da tarde. A vacina é de graça e a equipe de atendimento garante que as jovens não encontram filas no local e podem ser vacinadas em menos de dez minutos. Não percam a oportunidade de receber as doses da vacina contra o HPV.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.