PALMEIRÓPOLIS (TO): Cidade ainda registra baixa procura pela segunda dose da vacina contra HPV

Menos de 10% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Palmeirópolis

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os agentes de saúde de Palmeirópolis seguem os trabalhos para que a cidade consiga atingir a meta de vacinação contra o vírus HPV. Menos de 10 por cento das meninas, entre 11 e 13 anos do município, procuraram um dos três postos de saúde da região, que oferecem a vacina. O HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, esse é o terceiro tipo da doença mais comum entre as mulheres e, só no estado do Tocantins, devem ser registrados 180 novos casos, neste ano. Flavia Ribeiro, cozinheira, na cidade, já levou a filha para tomar as duas primeiras doses e garante que está mais aliviada com a saúde da jovem no futuro.
 
SONORA: Mãe, Flavia Ribeiro

“Eu achei ótimo vacinar ela, e ela não teve nenhuma reação em relação a vacina. E assim, para mim, eu gostei de ter vacinado ela. Recomendo a outras pessoas, é uma prevenção ao futuro delas e a vacinação quanto antes é melhor, desde a adolescência, antes da primeira relação sexual”.

REPÓRTER: A menina que tomou a primeira dose deve tomar a segunda seis meses depois e, a terceira, cinco anos mais tarde para continuar imunizada. A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra o HPV. De acordo com o ministério da Saúde, os únicos efeitos colaterais que podem ser causados pela vacinação são pequenos efeitos adversos como dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A coordenadora de Imunização de Palmeirópolis, Naiane Deusdará, destaca que, a vacina também não tem relação com o início da vida sexual das jovens.
SONORA: Coordenadora da Imunização de Palmeirópolis, Naiane Deusdará
 
“A prevenção é a melhor forma de proteção dos adolescentes. Essa vacina não é um incentivo a relação sexual, muito pelo contrário, é uma proteção e prevenção já antes de iniciar a atividade sexual”. 

REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos de Palmeirópolis podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV em três postos de saúde, no centro da cidade. As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã, até ás cinco horas da tarde. As equipes de saúde também se deslocam até as zonas rurais para vacinarem as jovens em casa. 

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.