PALMAS (TO): Palmas recebe investimento para testes rápidos de gravidez

Mais de 41 mil reais foram destinados ao estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: Palmas recebeu um investimento importante para a questão da microcefalia, causada pelo vírus Zika. O Ministério da Saúde liberou, no início deste mês, quatro milhões e oitocentos mil reais para custear testes rápidos de gravidez no sistema público de saúde em todo o país. Tocantins recebeu mais de 41 mil reais do total. O dinheiro foi distribuído com o objetivo de verificar de maneira mais rápida se o bebê foi contaminado pelo vírus Zika. As mulheres da capital que estiverem com a menstruação atrasada há sete dias ou mais, vão poder saber se estão esperando uma criança. De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, cerca de cinqüenta por cento das mulheres começam o pré-natal a partir da décima segunda semana de gestação. Para ele, a detecção rápida da gravidez tem muitas utilidades.
 
SONORA: Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame
 
Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida ela vai tomar as medidas e precauções o m ai rápido possível, usando roupas cumpridas, calça cumprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.
 
 REPÓRTER: Em Palmas, 20 casos de microcefalia estão sob investigação. Na capital ainda há a preocupação com as demais doenças que atingem a população, já que a cidade lidera o ranking de quantidade de casos suspeitos de dengue e Zika em todo estado. A maneira mais eficaz de se proteger das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é impedindo o nascimento do vetor. É preciso que a população crie o hábito de verificar se há criadouros em casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site  combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.