PALMAS (TO): Cidade registra mais de 5.500 casos de Dengue em 2016

A infecção pela doença pode até levar à morte

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Palmas registrou mais de cinco mil e quinhentos casos de Dengue este ano. A infecção pela doença pode ser leve ou grave e levar até à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, entre 39 e 40 graus por até sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupções e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns. A forma grave da doença, que é a Dengue hemorrágica, inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, Mary Ruth, é preciso que a população se mobilize para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

TEC/SONORA: Diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria de Saúde, Mary Ruth

“Nós enquanto cidadãos, precisamos estar mobilizados, nós precisamos estar sensíveis, agir de forma integrada, de forma articulada, para evitar que a gente tenha casos graves dessas doenças... e todas as gravidades que estas doenças têm causado a nossa população.”

LOC: De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, Palmas está com nível satisfatório para infestação do mosquito que transmite não só a Dengue, mas também Chikungunya e Zika.

Mesmo assim, cada um tem que colaborar, verificando em casa e no trabalho pontos que podem acumular água. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.