PALMARES (PE): Vacina contra o vírus do HPV é segura e não causa efeitos colaterais

Boatos sobre vacina contra o HPV são falsos. Especialistas garantem que a vacina é segura e eficaz.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
Repórter: Apenas 49 por cento das meninas tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV em Palmares. A coordenação de imunização informa que o principal motivo pela baixa procura foram os boatos sobre possíveis efeitos colaterais que foram espalhados na cidade. Os boatos são falsos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e eficaz. A assistente odontológica, Márcia Roseli, levou a filha, Marcela Roseli, de 12 anos, para tomar a vacina. Ela conta que a vacina não produziu reações adversas na menina e incentiva as famílias a levarem as filhas.

Sonora: Márcia Roseli, mãe.

“Vieram aqueles casos que apareceram e que não foi nada constatado, nada confirmado que foi da vacina. Que elas não ficassem com medo que não dá reação, que é muito importante para os nossos filhos que eles sejam vacinados com essa vacina do HPV”.

Repórter: O vírus do HPV é o principal causador do câncer no colo do útero, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer é a quarta morte por câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil, e a forma mais segura para proteção é a vacina. O ginecologista oncológico, do INCA, Olímpio Neto,  garante que as doses não causam  reações graves.

Sonora: Olímpio Neto, ginecologista.

“A vacina ela não tem problema, não faz mal, os efeitos que ela tem são mais de fundo emocional. Às vezes tem pacientes que só o fato de aparecer sangue ela desmaia. Esses efeitos que faz, às vezes na imprensa, que poderia ser associados à vacina, não existem. A vacina não dá efeitos colaterais. O máximo que ela dá é a dor local, uma vermelhidão local. Isso aí, todas as vacinas podem produzir esses efeitos.”

Repórter: A coordenadora de imunização  de Palmares, Simone Pedrosa, lembra da importância em se tomar a vacina e convida as famílias para participar da campanha.

Sonora: Simone Pedrosa, coordenadora de imunização.

“Senhores pais e responsáveis, você mãe. A vacinação continua sendo um ato de amor. Vacine seu filho. A vacina é segura, a vacina é eficaz. No município já foram aplicadas mais de duas mil doses de vacina e portanto não foram registrados nenhum caso de reação adversa comprovado. Tivemos um caso suspeito de reação adversa, onde foi descartado, após comprovação laboratorial e laudos médicos. Portanto, vacine sua filha, isso é um direito dela garantido pelo SUS.”

Repórter:  As jovens que ainda não tomaram a segunda dose devem procurar o centro de saúde mais próximo com o cartão de vacina ou identidade em mãos. Vale lembrar que a partir deste mês, meninas de nove e dez  anos já podem tomar a primeira dose. O atendimento é gratuito e ocorre de oito da manhã até às cinco da tarde.

Reportagem, Lis Cappi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.