OPERAÇÃO HASHTAG: Ministério Público indicia oito por atos de recrutamento e promoção de organização terrorista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba denunciou oito pessoas envolvidas em atos de recrutamento e promoção de organização terrorista. Os suspeitos foram identificados antes da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela Operação Hashtag, da Polícia Federal (PF).

O Ministério Público também solicitou a prisão preventiva dos denunciados e pediu a aplicação de medidas alternativas a outras seis pessoas envolvidas no caso, até o fim das investigações policiais. Doze pessoas foram detidas no mês de julho, duas semanas antes da abertura da Rio 2016. Os suspeitos foram encaminhados para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

As prisões realizadas durante a Operação Hashtag foram as primeiras feitas com base na Lei Antiterrorismo, sancionada em março deste ano. Essas também foram as primeiras detenções que aconteceram por suspeita de ligação com o Estado Islâmico, grupo terrorista que atua no Oriente Médio, mas que já cometeu atentados em diversas outras partes do mundo.

Reportagem, Bruna Goularte

...

Receba nossos conteúdos em primeira mão.