OLIMPÍADAS 2016: A 499 dias para evento, Ministério da Saúde prepara ações de assistência e vigilância

Ações de vigilância e atenção à saúde vão ser realizadas durante o período de realização da competição para melhor atender aos turistas e brasileiros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os brasileiros e estrangeiros que vierem acompanhar os Jogos Olímpicos no Brasil, no ano que vem, vão ter acesso a diversos atendimentos em saúde por todo o país. Quem garante é o Ministério da Saúde, que a 499 dias do início da competição já prepara ações para melhorar a infraestrutura e organização dos serviços na área. Entre as ações estão a compra de ambulâncias, capacitação de profissionais de saúde e o lançamento de um aplicativo, que está previsto para ser lançado no ano que vem e que vai dar orientações sobre os cuidados com a saúde e localização dos serviços de saúde mais próximo. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, todos os serviços serão coordenados pelos CIOCS, Centro de Integrado de Operações Conjuntas da Saúde.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Nós reproduziremos durante os Jogos Olímpicos, a mesma estrutura que foi experimentada na Copa do Mundo que são os Ciops. Esses centros integrados, eles conseguem articular todos os serviços, todas as esferas de governo e ao mesmo tempo funciona de forma integrada com um conjunto de outras estruturas de monitoramento de tal maneira que de forma integrada nós possamos agir com muita eficiência, muita prontidão, uma resposta rápida e segura a qualquer evento que possa acontecer.”
 
REPÓRTER: O Ministério da Saúde vai garantir também atendimento aos torcedores nos locais da competição e na área de vigilância, onde vão ser intensificadas as ações de prevenção contra a dengue, chikungunya, aids, gripe, sarampo e ebola. O ministro da Saúde, Arthur Chioro , explica ainda outros atendimentos que vão estar disponíveis para os torcedores durante os jogos.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“O transporte pelas ambulâncias do SAMU e a retaguarda no serviço de urgência, nos serviços hospitalares serão feitos pelas profissionais do sistema público brasileiro e com o apoio da rede privada. Ao mesmo tempo, nós manteremos profissionais não só na área de vigilância Sanitária, mas usando toda uma tecnologia de vigilância, tecnologia de informação. Um conjunto de informações que com segurança façam com que turistas, atletas, delegações sejam muito bem recebidas.”
 
REPÓRTER:Para saber mais sobre as ações de assistência e vigilância da Saúde nos Jogos Olímpicos de 2016, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.