OEIRAS (PI): Média de casos de Tuberculose é superior à nacional

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A cidade de Oeiras registra mais ocorrências de Tuberculose do que a média nacional. Em 2016, foram 35 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto no Brasil 32 pessoas tiveram Tuberculose a cada 100 mil brasileiros. O Estado do Piauí, por sua vez, registrou apenas 18 para cada 100 mil habitantes.
Quem tem tosse por mais de três semanas pode estar com a tuberculose e deve procurar uma unidade de saúde o quanto antes. Foi o que fez a aposentada Celina Gonçalves, 61 anos. Que foi diagnosticada com Tuberculose. Curada há três meses, Celina não teve dificuldade em fazer o tratamento.

TEC/SONORA: Celina Gonçalves, aposentada.

“Aí, comecei a fazer o tratamento. Fiz os seis meses. Não esqueci nenhum dia a medicação e cumpri com tudo. Quando foi agora em janeiro, o médico deu alta no meu prontuário e disse que eu já estava boa. Fiz raios x, mostrei e disse que estava tudo ok.”

LOC: A informação é uma ferramenta importante no combate à Tuberculose. O trabalho de conscientização sobre os sintomas é uma constante para os profissionais de saúde. A coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Oeiras, Jéssica Cavalcante, conta que a busca por novos casos e as palestras tem sido úteis para o diagnóstico precoce.

TEC/SONORA: Jéssica Cavalcante, coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Oeiras.

“No momento que eu fazia as ações, eu percebi um pouquinho de dúvida na população. Eles não sabiam direito como faziam para prevenir. Após as ações que a gente está fazendo, eu vi que eles já entendem o que é Tuberculose, quais são os meios preventivos, o que fazer quando a pessoa apresenta tosse há mais de três semanas, aonde ela tem que ir para buscar apoio. ”

LOC: Oeiras ocupa a terceira posição entre as cidades com mais casos de Tuberculose do Piauí, atrás apenas de Teresina e Parnaíba. Lembre-se que a tuberculose acontece durante todo o ano e em todo o país. Mais informações sobre o combate à Tuberculose, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.