OBESIDADE: Ministério da Saúde reforça metas contra a doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Os brasileiros têm consumido cada vez mais alimentos industrializados e deixado de comer alimentos básicos, como arroz, feijão, frutas, legumes, carnes e peixes. E o resultado disso, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, é que mais da metade da população do país já está acima do peso. O Ministério da Saúde, por meio de políticas e programas, quer reverter este cenário. Um exemplo é o acordo com a indústria alimentícia de reduzir o sódio dos alimentos, como detalha o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“Já retiramos 15 mil toneladas de sal dos alimentos processados e agora estamos finalizando, com a indústria, um protocolo para redução do açúcar. No caso do açúcar é um pouco mais difícil porque apenas 20% do açúcar consumido está nos alimentos processados. A maioria é adicionada, que as pessoas utilizam no dia-a-dia”.

REPÓRTER: Para alcançar o objetivo de reduzir a obesidade no Brasil, o Ministério da Saúde, assumiu três metas para o enfrentamento a essa doença que devem ser cumpridas até 2019. As metas são deter o aumento do número de pessoas obesas; reduzir em 30% o consumo de refrigerantes e sucos artificiais; e aumentar em 17,8% o consumo de frutas e hortaliças. Para o ministro da saúde, Ricardo Barros, as crianças devem ser o alvo principal desta reeducação alimentar.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“Isso é o grande desafio nosso: convencer a população a preferir os alimentos naturais e a buscá-los no seu dia-a-dia. Esse é o desafio. É uma questão de educação”.

REPÓRTER: As metas do governo brasileiro foram anunciadas durante a abertura do Encontro Regional Para o Enfrentamento da Obesidade Infantil, em Brasília. O evento é uma preparação para que os países implementem a Década de Ação das Nações Unidas para a Nutrição 2016/2025. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.  

Reportagem, Erika Braz, com colaboração de Lucas Lelis.

 

 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.