NUTRISUS: Mais de 330 mil crianças já estão sendo beneficiadas com suplemento alimentar

O NutriSUS, suplemento nutricional que tem o objetivo de reduzir casos de anemia e de deficiência de ferro na infância, deve beneficiar este ano mais de 330 mil crianças de milhares de creches em todo o Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

tempo de áudio - 

REPÓRTER: O NutriSUS, suplemento nutricional que tem o objetivo de reduzir casos de anemia e de deficiência de ferro na infância, deve beneficiar este ano mais de 330 mil crianças de milhares de creches em todo o Brasil. O sachê entregue para as creches é composto de 15 micronutrientes e é facilmente administrado, devendo ser adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas à criança. A diretora adjunta de uma das creches beneficiadas no município de Niterói, no Rio de Janeiro, Viviane do Nascimento, conta como o NutriSUS está sendo administrado na alimentação das crianças.

SONORA: diretora adjunta da Unidade Municipal de Educação Infantil de Niterói / RJ –  Viviane do Nascimento

“Começamos a ministrar aqui na creche em setembro do ano passado. Ele é um pozinho branco que não tem sabor e a gente mistura ao feijão. Então, como ele fica diluído ao feijão, a criança come e nenhuma criança rejeitou a ministração, aceitaram bem, não tivemos nenhum tipo de efeito colateral."

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, uma em cada cinco crianças menores de cinco anos tem anemia, sendo mais frequente em menores de dois anos de idade. O coordenador de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, destaca que o NutriSUS tem impacto positivo tanto para a saúde  quanto para o aprendizado das crianças: 

SONORA: coordenador de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde - Eduardo Nilson

“Dentro de todos os micronutrientes, o ferro é um dos micronutrientes que mais contribui pra isso e, tendo em vista essa janela que é muito importante das crianças menores de dois anos, por que é justamente um período em que tem maior crescimento, formação. Essas questões todas são importantes, inclusive, pra repercussões que vão levar pra vida toda, então quando você atuar nesse período, seja na questão de atuar sobre a própria desnutrição infantil, mas também na questão de micronutrientes vai ter desfechos muito positivos em termos do que vai ser a criança como um adulto também e ela como criança e adolescente no próprio ambiente escolar também, permitindo que ela tenha um desenvolvimento pleno.”     

REPÓRTER: O NutriSUS é resultado da parceria entre os ministérios da Saúde,  do Desenvolvimento Social e da Educação. Para este ano, está prevista a compra de mais de 40 milhões de sachês. O consumo dos sachês deve ser feito durante 60 dias por cada criança, com pausas de três a quatro meses, até a criança completar três anos e onze meses.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.