NUTRIÇÃO: Partilhar habilidades culinárias é uma das recomendações do novo guia alimentar

Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias é uma das recomendações do novo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, lançado neste mês, em Brasília.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02'26''

REPÓRTER: A empresária Oda Paula Fernandes gosta de reunir familiares e amigos para partilhar receitas simples e saudáveis. Ela conta que aproveita esses momentos para preparar alimentos nutritivos e saborosos, como a torrada de peito de peru, por exemplo. 

SONORA:  empresária – Oda Paula Fernandes

"Sempre que a gente descobre uma receitinha prática, gostosa, a gente sempre passa para o outro e aí a gente vai ensinar a fazer aquela receita. Um prato que eu gosto é um prato super simples, super fácil e bem saudável. O pão que eu uso é a baguete. Basta cortar o pão e levar ao forno, quando começa a dourar o pão, retira do forno, pega um dente de alho e passa em cada uma dessas fatias da torrada uma ou duas vezes, e daí vem com a mistura do tomate picado, temperado com a pimenta do reino, com azeite, com o peito de peru, coloca em cima dessas torradinhas. Se for do agrado da pessoa, salpica queijo parmesão ou queijo mussarela ralado, devolve ao forno o suficiente para murchar esse tomate. Cerca de 15 minutinhos é o suficiente para deixar a receita pronta".

REPÓRTER: Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias é uma das recomendações do novo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, lançado neste mês, em Brasília. É o que explica a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.

SONORA: coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde - Patrícia Jaime

"Para um dieta tenha uma participação maior de alimentos in natura, minimamente processados, é necessário que se cozinhe em casa, nos ambientes coletivos e, para tanto, é necessário que se transforme alimentos em preparações culinárias. O guia alimentar tem uma mensagem bastante indutora sobre a culinária, porque nós sabemos que as habilidades culinárias têm se perdido de geração em geração .

REPÓRTER: O novo Guia Alimentar para a População Brasileira é dirigido às famílias, à profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores envolvidos com promoção da saúde. A versão impressa do documento, com 151 páginas ilustradas, pode ser encontrada nas unidades de saúde de todo o país. Já a versão digital está disponível no portal do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.