NUTRIÇÃO: Ministério da Saúde lança novo Guia Alimentar para a População Brasileira

De acordo com o Ministério da Saúde, Cristiane Gonçalves está no caminho certo. A alimentação saudável, livre de alimentos ultraprocessados, é uma das recomendações que pode ser encontrada no novo Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação mostra os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02'51''

REPÓRTER: A secretária Cristiane Gonçalves está sempre atenta ao que leva à mesa. Ela conta que alimentos congelados prontos para o aquecimento nunca estão na lista do supermercado.

SONORA: secretária - Cristiane Gonçalves

"Tenho medo de comprar, já está há muito tempo congelado e é outra coisa você comprar uma verdura, e você mesma fazer. Eu acho que as coisas congeladas perdem totalmente a qualidade.Doce, pizza, isso também lá em casa eu evito de dar para os meninos. Tudo vai muito açúcar, muito sal, então eu prefiro fazer uma comida mais fresquinha para eles. Eu evito no máximo. Hoje em dia você vê quantas crianças que têm obesidade, diabéticas já pequenas".

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, Cristiane Gonçalves está no caminho certo. A alimentação saudável, livre de alimentos ultraprocessados, é uma das recomendações que pode ser encontrada no novo Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação mostra os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a intenção do Guia Alimentar é destacar a alimentação como meio de produzir mais saúde a população.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"A possibilidade de acessar um manual é decisivo para elevar o tema da alimentação saudável, da alimentação e nutrição, com a agenda que ele tem hoje para que a gente possa produzir mais saúde. Se não nós vamos continuar a falar de obesidade, de carga de doença, de mortes, sem que a gente possa interferir exatamente numa agenda de prevenção".

REPÓRTER: Mas o novo Guia Alimentar para a População Brasileira vai além de orientações sobre bons hábitos alimentares. A coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime,conta que a publicação também disponibiliza informações de como comer e preparar a refeição e sugestões para enfrentar os obstáculos do dia a dia para se alimentar bem.

SONORA: coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde - Patrícia Jaime

"Ele traz informações sobre o modo de comer, como comer, sobre o ambiente e a forma que podemos superar alguns obstáculos do nosso cotidiano como o tempo, o ambiente, o acesso, o preço dos alimentos que são barreiras para uma alimentação saudável e com a mensagem principal de dar à alimentação o tempo que ela merece em função do seu papel".

REPÓRTER: O novo Guia Alimentar para a População Brasileira foi lançado nesta quarta-feira, em Brasília. A publicação é dirigida às famílias, à profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores envolvidos com promoção da saúde. A versão impressa do documento, com 151 páginas ilustradas, pode ser encontrada nas unidades de saúde de todo o país. Já a versão digital está disponível no portal do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.