Data de publicação: 24 de Agosto de 2017, 00:19h
Tarifas mais baratas poderão valer para trechos isolados, e todas as regras para desconto devem ser informadas aos passageiros
A Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, publicou uma resolução que altera a forma como as empresas de transporte rodoviário interestadual oferecem descontos aos passageiros, possibilitando assim, que o consumidor escolha as ofertas mais vantajosas. O que ocorria antes é que as empresas podiam oferecer tarifas promocionais, mas com restrições. Além de serem obrigadas a comunicar previamente sobre a promoção para a ANTT, as companhias deveriam ceder desconto na linha inteira. Agora, com a nova resolução, o desconto pode ser praticado em trechos isolados da viagem e as empresas não precisam informar as promoções à ANTT. De acordo com o Alexandre Oliveira, da Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT, os passageiros devem ficar atentos, afinal, o bilhete de passagem tem validade de um ano, mas não necessariamente a promoção tem a validade por este mesmo período.
"É importante frisar que os usuários devem ficar atentos às regras da nova resolução e as condições da tarifa promocional, pois ela pode ser válida somente para um dia ou determinado horário. O bilhete de passagem tem validade de um ano, mas não necessariamente a promoção tem a validade por este mesmo período. É importante que a empresa deixe isto claro no bilhete de passagem, a descrição da tarifa promocional e as condições de sua validade."
Segundo ele, a medida gera maior competitividade entre as empresas, o que beneficia o usuário. Assentos gratuitos e com descontos continuam reservados para jovens de baixa renda e para idosos. Caso o cidadão considere que as empresas estão descumprindo as regras estabelecidas pela ANTT, ele pode registrar uma denúncia ou reclamação por meio do telefone 166. A ligação é gratuita.
Reportagem, Cintia Moreira.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev