NOVA SERRANA (MG): Número de grávidas infectadas pelo Zika preocupa cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo números da secretaria municipal de Saúde, além dos mais de dois mil casos suspeitos de Dengue e um de Chikungunya, 24 casos prováveis de Zika foram registrados em Nova Serrana. Os números de Zika preocupam porque dos onze casos confirmados, todos foram em mulheres grávidas. O vírus pode causar no bebê a microcefalia, malformação que prejudica o desenvolvimento neurológico da criança. Dois casos suspeitos de microcefalia foram registrados na cidade e estão sendo investigados. E isso está preocupando a Vigilância Epidemiológica. É o que conta a técnica Katiuscia Oliveira.

TEC/SONORA: Katiuscia Oliveira, referência técnica da vigilância epidemiológica
“Eu vejo como uma grande possibilidade de acontecer. Tanto para Chikungunya como para Zika. Porque o município, além dos fatores como população flutuante, ainda temos o agravante de ter um número alto de gestantes. Então é uma preocupação grande.”
 
LOC: Outro problema que agrava a situação em Nova Serrana é que os agentes de endemia, quase na metade das tentativas de vistorias, não conseguem entrar nas casas para combater possíveis focos do mosquito.Segundo Katiuscia, quase 35 por cento dos imóveis da cidade estão fechados na hora em que os agentes de saúde aparecem. As construções e os terrenos baldios também aumentam a preocupação da prefeitura. São locais de grande acúmulo de lixo, como explica o supervisor dos agentes de endemias, Marcio Lopes.

TEC/SONORA: Marcio Lopes, supervisor dos agentes de endemias

“Infelizmente, isso está acontecendo muito, em Nova Serrana. Acho que se dá por pessoas que estão só de passagem pela cidade e acham que podem deixar sujeira aqui, porque na terra delas, vai estar limpo. Mas se esquecem que para o mosquito, não tem limite.”
 

 

LOC: Os moradores de Nova Serrana que quiserem fazer denúncias de possíveis focos, devem ligar na vigilância da cidade, no número 3226 8735. Repetindo: 3226 8735. Para mais informações sobre maneiras de se prevenir das três doenças acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.