NOVA LONDRINA (PR): Secretaria de Saúde tem telefone para denúncias de focos do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Atenção, morador de Nova Londrina. Você conhece algum lugar que tem água parada, acumulada? Algum lugar que pode ser criadouro do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya? Pois bem, você também pode participar na luta contra o mosquito na cidade e fazer uma denúncia para a Secretaria de Municipal de Saúde. O coordenador de Combate às Endemias de Nova Londrina, Marcelo Dutra, conta como você pode ajudar. 
 
TEC/SONORA: Marcelo Dutra, coordenador de Combate às Endemias de Nova Londrina
 “Nós temos nossa central aqui, que é o 3432 1529 que é do setor de endemias, mesmo. Então todos os tipos de denúncias que nós temos aqui, em relação a foco, em relação a pneu que o pessoal joga em terrenos baldios, ligam para nós e a gente vai, a gente recolhe. Até denúncias  de onde possa haver água parada. O pessoal liga também e a gente vai atrás, a gente faz o trabalho com o larvicida”.
 
LOC: Além de checar por locais que possam ser foco do mosquito fora de casa, é muito importante que você se lembre de cuidar, também, do seu próprio lar. Dona Olídia Rodrigues, de 66 anos, mora no Centro e teve Dengue em fevereiro deste ano. Ela passou muito mal por causa da doença, mas não sabe onde foi picada pelo mosquito.
 
TEC/SONORA: Olídia Rodrigues, dona de casa
“Porque eu tenho até hoje umas flores. Só que eu coloco água, já viro os pratos na hora. Já espero secar. Eu cuido. Então eu não tenho ideia da onde que veio esse mosquito na minha casa.”
 
LOC: Dona Olídia pode ter pegado Dengue por causa de um descuido de algum vizinho. Toda semana, ela faz a parte dela e olha se não tem nenhum recipiente com água parada dentro de casa ou no quintal. Mas para que ninguém fique doente, todo mundo tem que colaborar. O único jeito de não pegar Dengue, Zika ou Chikungunya é não deixando o mosquito nascer. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.